Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9518
Tipo: Dissertação
Título: Vai remendano: a obra de Rozi Santos no ensino de artes visuais
Autor(es): Moraes, Celsa Aparecida dos Santos
Primeiro orientador: Souza, Paulo Cesar Antonini de
Resumo: Este Trabalho Final de Curso foi desenvolvido a partir do interesse pessoal da autora na arte regional e na cultura popular, manifestada em esculturas e outras criações tridimensionais de artistas populares. A investigação focou-se em uma artista popular de Dourados/MS, utilizando uma abordagem qualitativa com base fenomenológica. As etapas da pesquisa buscaram identificar e compreender como a arte regional, especificamente a produção artística de Rozi Santos, pode contribuir para práticas educativas escolares, destacando o fenômeno da criação artística e sua importância na formação cultural e artística dos alunos. A coleta de dados ocorreu por meio de uma intervenção pedagógica organizada em quatro encontros, registrados em diários de campo, proporcionando aos estudantes uma experiência prática sobre a cultura popular e a arte regional, inspirados pelas esculturas de Rozi Santos. A análise dos dados revelou duas categorias temáticas: A) A caixa em que estavam as madeiras e B) Formato de casinhas. Ao final da pesquisa, conclui-se que a valorização da arte e cultura regional é essencial para preservar e divulgar tradições locais, fortalecendo a identidade coletiva e o sentimento de pertencimento. A intervenção pedagógica desenvolveu habilidades manuais e emocionais nos alunos, promovendo autoconfiança quanto à expressão artística. Constatou-se o protagonismo da arte regional na mediação dos conteúdos, contribuindo para os processos de ensino e aprendizado e destacando a importância de projetos artísticos no contexto escolar.
Abstract: This Final Course Project was developed from the author's personal interest in regional art and popular culture, manifested in sculptures and other three-dimensional creations by popular artists. The investigation focused on a popular artist from Dourados/MS, using a qualitative approach with a phenomenological basis. The research stages aimed to identify and understand how regional art, specifically the artistic production of Rozi Santos, can contribute to educational practices in schools, highlighting the phenomenon of artistic creation and its importance in the cultural and artistic formation of students. Data collection occurred through a pedagogical intervention organized into four sessions, recorded in field diaries, providing students with a practical experience of popular culture and regional art, inspired by Rozi Santos' sculptures. The data analysis revealed two thematic categories: A) The box in which the woods were placed and B) House shapes. At the end of the research, it is concluded that valuing regional art and culture is essential for preserving and disseminating local traditions, strengthening collective identity and the sense of belonging. The pedagogical intervention developed manual and emotional skills in the students, promoting self-confidence in artistic expression. It was found that regional art plays a crucial role in mediating content, contributing to teaching and learning processes and highlighting the importance of artistic projects in the school context. Keywords: Regional Art; Popular Art and Culture; Teaching and Learning Processes; Sculpture; Phenomenology
Palavras-chave: Arte Regional
Arte e Cultura Popular
Processos de Ensino e Aprendizagem
Escultura
Fenomenologia
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9518
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MORAES_Celsa-VaiRemendano-MsArte.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MORAES_SOUZA - Material Didático Rozi Santos.pdf6,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.