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dc.creatorAmanda Eliane Lamonica Araujo-
dc.date.accessioned2024-09-30T22:17:35Z-
dc.date.available2024-09-30T22:17:35Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9490-
dc.description.abstractAlciene Ribeiro, a contemporary author and writer, by utilizing the plasticity of the constant "coming-and-going" in the manipulation of various elements of the narrative, generates what is called in this work the "whirlwind aesthetic." Thus, this research aims to demonstrate this aesthetic to the reader through the author's peculiar way of narrating in the works Filho de Pinguço (Ribeiro, 1992), O Mágico de Olho Verde (Ribeiro, 1984), and the short story “Pensar Axilas” from the book Mulher Explícita (Ribeiro, 2019). The present study on the "whirlwind" in Alciene Ribeiro's narratives significantly contributes to the understanding of contemporary literary technique and offers insights into the fragmentation of narrative elements, highlighting the importance of looking beyond the surface to truly grasp the depth and richness of life and the narratives constructed by Alciene Ribeiro. For this research, theoretical contributions on narrative elements were used, including Candido (2000), Cortázar (2008), Coelho (2002), Duarte (2010), Genette (1972; 1995), Leite (2007), Moisés (2004), Pereira (2018), Reis and Lopes (1989), and Todorov (1971), as well as theories of the short story. The structure of this work is organized into seven sections: introduction, critical review, theory for the analyses, Filho de Pinguço, O Mágico de Olho Verde, “Pensar Axilas,” and the final considerations. To demonstrate the "whirlwind," the analyses of the works follow the path of description-analysis-interpretation, focusing on: plot, narrator, character, chronotope, metaphors, and final analysis. Keywords: Literary analysis. Narrative constructicon. Tourbillon aesthetics Alciene Ribeiro.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise literária-
dc.subjectconstrução narrativa-
dc.subjectAlcione Ribeiro-
dc.titleA ESTÉTICA DO TURBILHÃO: UM ASPECTO DO MODO DE NARRAR DE ALCIENE RIBEIROpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Ricardo Magalhaes Bulhoes-
dc.description.resumoAlciene Ribeiro, uma autora e escritora contemporânea, ao utilizar-se da plasticidade do “ir-e-vir” constante na manipulação de diversos elementos da narrativa, gera o que se chama neste trabalho de “estética do turbilhão”. Com isso, esta pesquisa objetiva-se em comprovar ao leitor esta estética, mediante o modo peculiar de narrar da autora nas obras Filho de pinguço (Ribeiro, 1992), O mágico de olho verde (Ribeiro, 1984) e no conto “Pensar axilas”, do livro Mulher explícita (Ribeiro, 2019). O presente estudo sobre o “turbilhão” nas narrativas de Alciene Ribeiro contribui significativamente para a compreensão da técnica literária contemporânea e oferece percepções sobre a fragmentação dos elementos da narrativa, destacando a importância de olhar além da superfície para compreender verdadeiramente a profundidade e a riqueza da vida e das narrativas construídas por Alciene Ribeiro. Para esta pesquisa, foram utilizados teóricos dos elementos da narrativa, como Candido (2000), Cortázar (2008), Coelho (2002), Duarte (2010), Genette (1972; 1995) Leite (2007), Moisés (2004), Pereira (2018), Reis e Lopes (1989), Todorov (1971), e da teoria do conto. A estruturação deste trabalho firma-se em sete seções: introdução, fortuna crítica, teoria para as análises, Filho de pinguço, O mágico de olho verde e “Pensar axilas”, mais as considerações finais. Para se comprovar o “turbilhão”, as análises das obras seguem o caminho de descrição-análise-interpretação, seguindo o caminho de: enredo, narrador, personagem, cronotopo, metáforas e análise. Palavras-chave: Análise literária. Construção narrativa. Estética do turbilhão. Alciene Ribeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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