Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9488
Tipo: Dissertação
Título: AUTOBIOGRAFIA E EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS: CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA.
Autor(es): Regina coelho Nogueira de Melo
Primeiro orientador: Erika Natacha Fernandes de Andrade
Resumo: Esta pesquisa, intitulada: “Autobiografia e experiências sensíveis: caminhos da constituição de uma professora alfabetizadora”, insere-se na linha de pesquisa Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - do Câmpus do Pantanal. O trabalho tem sua semente plantada em 2020, no curso de pós-graduação lato sensu em alfabetização e letramento da UFMS, quando tive a oportunidade de iniciar um trabalho científico com uso da narrativa, em formato de Memorial, que se constituiu como trabalho de conclusão de curso. Naquele momento percebi que ainda tinha muito o que aprender sobre os processos que envolvem experiências e a constituição identitária do professor alfabetizador. Assim, o problema de pesquisa são os caminhos trilhados pela professora alfabetizadora e o objeto de estudo a constituição identitária do professor alfabetizador. A pesquisa tem como objetivo geral compreender os caminhos da constituição identitária de uma professora alfabetizadora. Para o alcance dessa finalidade temos os seguintes objetivos específicos: (I) retomar e refletir sobre a própria trajetória enquanto professora alfabetizadora; (II) identificar momentos significativos na construção da identidade docente; (III) identificar e discutir as lacunas que precisam ser preenchidas na formação da professora alfabetizadora. Buscamos refletir sobre os caminhos e experiências que levam o professor alfabetizador a sua constituição identitária com uso da metodologia da pesquisa narrativa autobiográfica. Os resultados da pesquisa indicam que a constituição identitária de uma professora alfabetizadora requer uma formação sólida e continuada. É essencial que essa formação inclua artes, experiências culturais variadas, literatura, jogos e diálogos coletivos, enriquecendo o repertório do professor com múltiplas formas de linguagem e experiências sensíveis. A pesquisa sugere que, para preencher as lacunas na formação do professor alfabetizador, é crucial garantir o desenvolvimento da sensibilidade, por meio de encontros que promovam a apreciação artística, o contato com a natureza e a reflexão sobre as multiplicidades culturais e as histórias humanas. Esses encontros devem incentivar os professores a expressar suas dúvidas e fragilidades de maneira sincera e poética, promovendo um debate coletivo que contribua para uma formação mais humana e transformadora.
Abstract: This research, entitled “Autobiography and Sensitive Experiences: Paths of Constitution of a Literacy Teacher,” is part of the line of research Educational Practices, Training of Teachers/Educators in School and Non-School Settings, within the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul – Pantanal Campus. The work has its seed planted in 2020, in the lato sensu postgraduate course in literacy and education at UFMS, when I had the opportunity to start a scientific work using narrative in memorial format, which constituted the course completion work. At that moment, I realized that I still had a lot to learn about the processes that involve experiences and the identity constitution of the literacy teacher. Thus, the research problem is the paths followed by the literacy teacher, and the object of study is the identity constitution of the literacy teacher. The research aims to understand the paths to the identity constitution of a literacy teacher. The specific objectives are: (I) to revisit and reflect on one’s own trajectory as a literacy teacher; (II) to identify significant moments in the construction of teacher identity; (III) to identify and discuss the gaps that need to be filled in literacy teacher training. We seek to reflect on the paths and experiences that lead the literacy teacher to his identity constitution using the autobiographical narrative research methodology. The results indicate that the identity constitution of a literacy teacher requires solid and continuous training. It is essential that this training includes arts, varied cultural experiences, literature, games, and collective dialogues, enriching the teacher’s repertoire with multiple forms of language and sensitive experiences. The research suggests that to fill the gaps in literacy teacher training, it is crucial to ensure the development of sensitivity through meetings that promote artistic appreciation, contact with nature, and reflection on cultural multiplicities and human stories. These meetings should encourage teachers to express their doubts and weaknesses in a sincere and poetic way, promoting a collective debate that contributes to a more human and transformative formation.
Palavras-chave: .
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9488
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.