Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFlávio Zancheta Faccioni-
dc.date.accessioned2024-09-30T04:20:40Z-
dc.date.available2024-09-30T04:20:40Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9479-
dc.description.abstractThe general objective of this thesis is to observe, identify and problematize the territories, peoples, narratives and cultures in/of Mato Grosso do Sul; and the specific objectives are to reflect on the South-Mato Grosso identification processes from the songs; record the discursive formations and regularities present in the songs; and debate the history, memory and peoples in/of Mato Grosso do Sul. I start from the hypothesis that during the decades from 1960 to 1990, Paulo Simões and partners, motivated and restless by the division of Mato Grosso and creation of Mato Grosso do Sul, composed songs that enable the cultural construction south-mato-grossense. The questions that guide my analytical gesture are divided between whether the cultural construction would be situated in the historical-social moment of the division of Mato Grosso Uno and whether the songs composed in these decades are directed to a specific audience. To achieve the objectives, question the hypothesis and discuss the research questions, I link myself to the French Discourse Analysis, as well as to the studies of Geography, Anthropology, History and Music, Foucaultian archaeogenealogy as the north to perform the theoretical-methodological procedures. I divide the thesis into three parts, in Part 1 present the conditions of production and the paths of culture; in Part 2 I align the concepts and methodological procedures; finally, in Part 3 I proceed my analytical gesture. From the excavations and the destabilizations, I identified that the songs analyzed sing the territories, the peoples, the narratives and the cultures of the mesoregions of the Pantanais, Sudoeste and Centro Norte. Although one hears "culture sul-mato-grossense", I observe that there are several identification processes that constitute this definition. Keywords: Discourse; Linguistic materiality; Identification processes; Cultural construction.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscurso-
dc.subjectMaterialidade linguística-
dc.subjectProcessos identificatórios-
dc.subjectConstrução cultural-
dc.titleMúsica em Mato Grosso do Sul: territórios, povos e narrativas nas canções de Paulo Simões e parceiros (1960 – 1990)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Claudete Cameschi de Souza-
dc.description.resumoO objetivo geral desta tese é observar, identificar e problematizar os territórios, os povos, as narrativas e as culturas em/de Mato Grosso do Sul; e os objetivos específicos são refletir sobre os processos identificatórios sul-mato-grossenses a partir das músicas; registrar as formações discursivas e as regularidades presentes nas canções; e debater a história, memória e povos em/de Mato Grosso do Sul. Parto da hipótese que durante as décadas de 1960 a 1990, Paulo Simões e parceiros, motivados e inquietados pela divisão de Mato Grosso e criação de Mato Grosso do Sul, compuseram canções que possibilitam a construção cultural sul-mato-grossense. As questões que guiam meu gesto analítico se dividem entre se a construção cultural estaria situada no momento histórico-social da divisão do Mato Grosso Uno e se as músicas compostas nestas décadas são direcionadas a um público específico. Para alcançar os objetivos, questionar a hipótese e discutir as questões de pesquisa, vinculo-me à Análise do Discurso de linha francesa, assim como aos estudos da Geografia, Antropologia, História e Música, tendo a arqueogenealogia foucaultiana como norte para realizar os procedimentos teórico-metodológicos. Divido a tese em três partes, sendo que na Parte I apresento as condições de produção e os caminhos da cultura; na Parte II alinhavo os conceitos e os procedimentos metodológicos; por fim, na parte III procedo meu gesto analítico. A partir das escavações e das desestabilizações, identifiquei que as canções analisadas cantam os territórios, os povos, as narrativas e as culturas das mesorregiões dos Pantanais, Sudoeste e Centro Norte. Ainda que se ouça “cultura sul-mato-grossense”, observo que há vários processos identificatórios que constituem esta definição. Palavras-chave: Discurso; Materialidade linguística; Processos identificatórios; Construção cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TESE_FLAVIO_ZANCHETA_FACCIONI_PPGLETRAS_UFMS_2024.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.