Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorElcione Ferreira Silva-
dc.date.accessioned2024-09-23T14:16:27Z-
dc.date.available2024-09-23T14:16:27Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9449-
dc.description.abstractThe literary production of Luiz Vilela is examined through several academic lenses, highlighting his mastery in crafting dialogues, exploring everyday themes with a literary style rooted in orality, and delving into the complexities of the human condition. His works also explore religious, erotic political and social themes, alongside the construction of narrators and other structural elements of the narrative. This study seeks to emphasize the tensions between the sacred and the profane, spiritual devotion versus secular impulses, the desacralization and commercialization of faith, and religious syncretism, all of which reflect biblical resonances in unique ways and play a fundamental role in the literary architecture of Perdição (2011), by Luiz Vilela. The research also examines the critical reception of Perdição, highlighting the theoretical frameworks of scholars who address themes of religion, the sacred and the profane, such as Holanda Ferreira, Mircea Eliade, Kuchenbecker, Jean-Pierre Vernant, Ortega Y Gasset, Émile Durkheim, Rudolf Otto, Georges Bataille, Octavio Paz, among others. These scholars also discuss narrative techniques, such as those analyzed by Osman Lins and Norman Friedman; the interconnections between biblical and literary narratives, as explored by by Northrop Frye; and the culture of contemporary luxury, examined by Gilles Lipovetsky and Elyette Roux. The analysis concludes that Perdição incisively criticizes the tension between the sacred and the profane through its characters, settings and skeptical narrator. Vilela’s work criticizes religious beliefs and institutions, promoting reflection on contemporary religiosity and the economic exploitation of faith. Keywords: Contemporary Brazilian Fiction; Critical Reception; Style; Religion; Desacralization.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFicção Brasileira Contemporânea-
dc.subjectRecepção Crítica-
dc.subjectEstilo-
dc.subjectReligião-
dc.subjectDessacralização.-
dc.titleREFLEXÕES SOBRE O SAGRADO E O PROFANO EM PERDIÇÃO, DE LUIZ VILELA.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Kelcilene Gracia Rodrigues-
dc.description.resumoA produção literária de Luiz Vilela é examinada em diversas vertentes acadêmicas, destacando-se sua maestria na construção de diálogos, na dissecação de temas do cotidiano, no estilo literário marcado pela oralidade, na complexidade da condição humana, na configuração de temáticas religiosas, eróticas, políticas e sociais, bem como no constructo dos narradores e demais elementos estruturais da narrativa. O presente estudo visa evidenciar as tensões entre o sagrado e o profano, a devoção espiritual versus os impulsos seculares, a dessacralização e a comercialização da fé, e o sincretismo religioso, todos refletindo ressonâncias bíblicas de maneira singular e desempenhando um papel basilar na arquitetura literária do romance Perdição (2011), de Luiz Vilela. A pesquisa também examina a recepção crítica de Perdição, sobrelevando o aparato teórico de estudiosos que abordam temas relacionados à religião, ao sagrado e ao profano, como Holanda Ferreira, Mircea Eliade, Kuchenbecker, Jean-Pierre Vernant, Ortega Y Gasset, Émile Durkheim, Rudolf Otto, Georges Bataille, Octavio Paz, entre outros. Esses estudiosos arrazoam os procedimentos narrativos, como Osman Lins e Norman Friedman; as interconexões entre narrativas bíblicas e literárias, abordadas por Northrop Frye; e a cultura contemporânea do luxo, discutida por Gilles Lipovetsky e Elyette Roux. A análise conclui que Perdição interpela de maneira incisiva o jogo tensivo entre o sacro e o profano por meio de seus personagens, espaços e narrador que adota uma perspectiva cética. A obra do escritor mineiro critica as crenças e instituições religiosas, incitando reflexões sobre a religiosidade contemporânea e a exploração econômica da fé. Palavras-chave: Ficção Brasileira Contemporânea; Recepção Crítica; Estilo; Religião; Dessacralização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
REFLEXÕES SOBRE O SAGRADO E O PROFANO EM PERDIÇÃO, DE LUIZ VILELA(5).pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.