Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Maria Angélica-
dc.date.accessioned2024-09-20T16:12:38Z-
dc.date.available2024-09-20-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9447-
dc.description.abstractThe present study aims to develop a reflection on the literacy process and the learning difficulties children face during this process. We use Vygotsky's Historical-Cultural approach as the theoretical foundation, emphasizing that we engage with researchers in the field as an initial theoretical perspective. The methodological choice was qualitative research with a bibliographic focus. In this way, we structured our work into two chapters and some considerations. In line with the relevance of the topic, as we understand from the theoretical framework, during the literacy process, children are often blamed for their difficulties. However, they are victims of this situation and often suffer throughout the process. In this sense, we infer that it is up to the teacher, in the classroom, to foster learning without difficulties, through a humanizing, dialogical, and emancipatory education. We believe that, even with existing difficulties and limitations, the teacher should not restrict the teaching and learning process of children, as sometimes happens. Therefore, it is crucial to pay attention to teacher training so that their practices as literacy educators can contribute to the development of children during the literacy process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.titleTCC final Maria Angelicapt_BR
dc.title.alternativeALFABETIZAÇÃO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ENTRE O SER E NÃO SERpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, REGINA-
dc.contributor.advisor1ID54307830130pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/6284275543259563pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6284275543259563pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre o processo de alfabetização e as dificuldades de aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Utilizamos como pressupostos teóricos a abordagem Histórico-Cultural de Vigotsky, destacando que articulamos com pesquisadores(as) da área com um primeiro olhar teórico. A pesquisa qualitativa com um enfoque bibliográfico foi a escolha metodológica. Desta forma, estruturamos nosso trabalho em dois capítulos e algumas considerações. Em consonância, ao considerar a relevância da temática, conforme entendemos a partir do referencial, durante o processo de alfabetização a criança é culpabilizada por suas dificuldades, no entanto, é vítima dessa situação e por vezes sofre durante esse processo. Neste sentido, podemos inferir que, cabe ao professor, em sala de aula, desenvolver uma aprendizagem sem dificuldades, através de uma educação humanizadora, dialógica e emancipadora. Por entendermos que, mesmo com as dificuldades e limitações existentes, o docente, não deve restringir o processo de ensino e aprendizagem das crianças como por vezes acontece, em vista disso, atentar-se quanto a sua formação, para que suas práticas como professor alfabetizador possa contribuir com o desenvolvimento das crianças durante o processo de alfabetização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPTLpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
local.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC final Maria Angelica.pdf247 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.