Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9433
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Situações clinicas comuns na Antenção Primária a Saúde 1 |
Autor(es): | |
Primeiro orientador: | MARISA RUFINO FERREIRA LUIZARI |
Resumo: | Introdução: Durante a formação acadêmica, o estudante de graduação em Enfermagem realiza diversas atividades nos ciclos de ensino, pesquisa e extensão. As Atividades Orientadas compõem um componente curricular não disciplinar de suma importância, pois, objetiva o desenvolvimento de projetos relacionados ao curso, com o auxílio de um professor preceptor, podendo ser realizada por meio de várias atividades. Com isso, pensando nessa temática, a plataforma UNASUS traz alguns cursos de capacitação para diversos profissionais da saúde, possibilitando um aprimoramento em algumas áreas de vital importância para os profissionais. Os cursos intitulados “Situações Clínicas Comuns na Atenção Primária à Saúde I e II” nos permitem uma capacitação por meio de casos clínicos interativos, o que proporciona o desenvolvimento e aprimoramento do raciocínio clínico, de suma importância para a prática profissional. Objetivo e Metodologia: Este relato de experiência objetiva integrar a “Atividade II e III” das atividades orientadas do curso de graduação em enfermagem da UFMS, através de um curso realizado na plataforma UNASUS. Resultados e Discussões: Os cursos visam preparar os profissionais de saúde, assim como os estudantes, por meio de casos clínicos interativos dentro de diversos grupos populacionais, situações semelhantes as quais vivenciamos na atenção à saúde, com foco na APS. O curso de situações clínicas I aborda diversos temas divididos em vários casos clínicos sobre doenças crônicas não transmissíveis, saúde mental, manejo de dispneia, dor, tontura, tosse, tuberculose, hanseníase e algumas urgências, já o curso situações clínicas II aborda a mulher na prevenção do câncer de colo de útero e mamas, pré-natal de baixo risco, climatério, puerpério, puericultura, prevenção de riscos e quedas, controle da diarreia, imunização, hipertensão arterial, síndrome gripal, e geriatria. Os cursos nos permitem analisar situações sob a ótica dos princípios de universalidade, equidade e integralidade, bases primordiais do SUS, tratando o usuário como um ser biopsicossocial em suas diversas esferas. Conclusão: Os cursos possibilitam a formação dos profissionais com uma abordagem de qualidade e excelência de trabalho, principalmente com o modelo de estudo por meio de casos clínicos com aplicabilidade diária nos âmbitos profissionais, pessoais e de relacionamento interpessoal. Referências: BRASIL. FIOCRUZ. UFPEL. Situações Clínicas Comuns em APS I. Disponível em: https:/ www.unasus.gov.br/cursos/curso/45388 . Visto por último dia 10/06/2024 BRASIL. FIOCRUZ. UFPEL. Situações Clínicas Comuns em APS II. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/45761. Visto por último em 17/06/2024. |
Abstract: | Introduction: During academic training, undergraduate students in Nursing carries out various activities in the teaching, research and extension. Guided Activities make up a curricular component non-disciplinary of paramount importance, as it aims to develop projects related to the course, with the help of a preceptor teacher, and can be accomplished through various activities. With that, thinking On this topic, the UNASUS platform offers some training courses for various health professionals, enabling an improvement in some areas of vital importance for professionals. The courses entitled “Common Clinical Situations in Primary Health Care I and II” allow us to provide training through interactive clinical cases, which which provides the development and improvement of clinical reasoning, of paramount importance for professional practice. Objective and Methodology: This experience report aims to integrate the “Activity II and III” of the guided activities of the undergraduate course in nursing at UFMS, through a course held on the platform UNASUS. Results and Discussions: The courses aim to prepare professionals in healthcare, as well as students, through interactive clinical cases within different population groups, similar situations which we experience in health care, with a focus on PHC. The course of situations clinics I addresses several topics divided into several clinical cases about chronic non-communicable diseases, mental health, dyspnea management, pain, dizziness, cough, tuberculosis, leprosy and some emergencies, as the course clinical situations II addresses women in the prevention of cervical cancer uterus and breasts, low-risk prenatal care, climacteric, postpartum period, childcare, risk and falls prevention, diarrhea control, immunization, hypertension arterial disease, flu syndrome, and geriatrics. The courses allow us to analyze situations from the perspective of the principles of universality, equity and integrality, primary bases of the SUS, treating the user as a human being biopsychosocial in its various spheres. Conclusion: The courses enable the training of professionals with a approach to quality and work excellence, mainly with the study model through clinical cases with daily applicability in professional, personal and interpersonal relationships. References: BRAZIL. FIOCRUZ. UFPEL. Common clinical situations in APS I. Available at: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/45388 . Last seen 06/10/2024 BRAZIL. FIOCRUZ. UFPEL. Common Clinical Situations in PHC II. Available at: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/45761. Seen by last on 06/17/2024. |
Palavras-chave: | ENFERMAGEM CLÍNICA SAÚDE PRIMÁRIA |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9433 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Enfermagem - Bacharelado (INISA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
14234.pdf | 111,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.