Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9399
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A parede como suporte: uma investigação sobre o grafitti e pigmentos naturais
Autor(es): Alves, Victor Macaulin Pereira
Primeiro orientador: Souza, PauloAntonini César
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso, apresenta o desenvolvimento de uma investigação poética contemplando a produção e o uso de tintas naturais associadas às tintas sintéticas, para a criação de duas pinturas murais. Considerando aportes sobre a pintura mural em diálogo com o que se produz no Brasil sob o nome de graffiti, o trabalho foi construído tendo como pano de fundo cinco conceitos: meio ambiente; arte pública, artivismo, ancestralidade e formatividade. No processo de pesquisa que deu suporte à criação das obras, foram consultados os trabalhos de cinco artistas do Brasil e um coletivo chileno, cujas poética se constituem a partir dos conceitos estudados. No processo de investigação para a produção das tintas, foi realizada seleção de locais para coleta; coleta de terra, cinza e carvão e produção dos pigmentos e do aglutinante. A criação das duas obras, contou com a utilização desta tinta produzida intercalada com as tintas sintéticas e seus resultados, apesar de distantes na visualidade, dialogam entre si pela materialidade e na ordenação pelo uso dos conceitos. O trabalho final atingiu sua proposta e se configura como princípio de uma escolha estética para o desenvolvimento de poéticas artísticas que respeitam o meio ambiente em suas materializações.
Abstract: This Final Course Work presents the development of a poetic investigation contemplating the production and use of natural paints associated with synthetic paints, for the creation of two mural paintings. Considering contributions on mural painting in dialogue with what is produced in Brazil under the name of graffiti, the work was constructed against the backdrop of five concepts: environment; public art, artivism, ancestry and formativity. In the research process that supported the creation of the works, the works of five artists from Brazil and a Chilean collective were consulted, whose poetics are constituted from the concepts studied. In the research process for the production of the paints, the selection of collection sites was carried out; soil, ash and charcoal were collected and the pigments and binder were produced. The creation of the two works involved the use of this produced paint interspersed with synthetic paints and their results, although distant in visuality, dialogue with each other through materiality and ordering through the use of concepts. The final work achieved its purpose and is configured as the beginning of an aesthetic choice for the development of artistic poetics that respect the environment in their materializations.
Palavras-chave: Meio-Ambiente
Tintas Naturais
Pintura Mural
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: FAALC
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9399
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Bacharelado (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Victor Macaulin - A parede como suporte.2020.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.