Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9396
Tipo: | Dissertação |
Título: | EDUCAÇÃO ESPECIAL DO CAMPO EM TEMPOS DE COVID- 19 |
Autor(es): | Ozeias de Lima Soares |
Primeiro orientador: | Barbara Amaral Martins |
Resumo: | O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa Políticas, Práticas Educacionais e Exclusão/Inclusão Social do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Aborda as práticas pedagógicas e curriculares voltadas aos estudantes Público-alvo da Educação Especial (PAEE) do campo, inseridos no ensino regular, em tempos de Covid-19. O objetivo geral é analisar os desafios envolvidos na escolarização de estudantes PAEE de escola do campo do ensino fundamental II durante o período pandêmico e as estratégias adotadas diante de eventuais prejuízos ao processo de ensino e aprendizagem. Os procedimentos metodológicos fundamentam-se em um estudo de caso baseado em seis entrevistas semiestruturadas com direção, professor regente e professor de apoio educacional que atuaram na escola no período pandêmico, família e estudantes de uma escola do campo. Os resultados descrevem os impactos da pandemia no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes PAEE em uma escola do campo, em decorrência da suspensão das aulas presenciais e da implantação do Ensino Remoto Emergencial. A internet não é disponibilizada aos moradores da comunidade onde a escola está inserida, pela ausência de investimentos direcionados à democratização do acesso à internet no campo. A comunidade escolar forneceu as atividades impressas, para serem retiradas na escola, mas foi necessário providenciar a entrega dos Planos de Estudo Tutorado (PETs) impressos em domicílio. O responsável teve dificuldade em auxiliar o filho na realização dos PETs impressos. Com o retorno das aulas presenciais, constataram-se retrocessos no processo de ensino e aprendizagem. Segundo relatos dos participantes, a pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros prejuízos para a escolarização de todos os estudantes da escola do campo participante. A escola criou a sexta-feira cultural em atenção às questões socioemocionais após o retorno das aulas presenciais. A pesquisa possibilitou compreender o processo de escolarização no campo, com currículos que atendam às especificidades do estudante PAEE e as características socioculturais da comunidade do campo onde a escola se insere. |
Abstract: | The study is linked to the research line Policies, Educational Practices and Social Exclusion/Inclusion, Master's Degree in Education, Federal University of Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN). It addresses the pedagogical and curricular practices aimed at the target students of Special Education (PAEE), attending regular education in countryside schools, in times of Covid-19. The general objective is to analyze the challenges involved in the schooling of PAEE students in countryside schools during the pandemic period and the strategies adopted to deal with possible damage to the teaching and learning process. The methodological procedures are based on a case study related to six semi-structured interviews with the countryside school principal, the head teacher and the educational support teacher who worked during the pandemic period, the student’s family and the students. The results describe the impacts of the pandemic on the teaching and learning process of PAEE students in a countryside school, as a consequence of the suspension of face-to-face classes and the implementation of the Emergency Remote Teaching. The internet is not available to the residents of the countryside school community, due to lack of investments aimed at democratizing internet access in the location. The school community prepared printed Tutored Study Plans (PETs) to be picked up at school, but they had to be delivered at home. It was difficult for the student’s parent to help with the printed PETs. With the return of face-to-face classes, setbacks were observed in the teaching and learning process. According to participants’ reports, the Covid-19 pandemic brought numerous losses to the education of all students in the countryside school. The school created the cultural Friday, in view of socio-emotional issues, after the return of the face-to-face classes. The research led to understanding the schooling process in the countryside, with the adoption of curricula to meet the PAEE student’s specificities and the sociocultural characteristics of the countryside school community. |
Palavras-chave: | Educação do Campo. Educação Especial. Pandemia Covid-19. Pós-pandemia. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9396 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
VERSAO_FINAL_DISSERTAÇÃO_OZEIAS_-10 .pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.