Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Rafaela da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-17T03:12:14Z-
dc.date.available2022-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9390-
dc.description.abstractThe aim of this study is to investigate the importance of music for the learning and development of young children in Early Childhood Education. To this end, bibliographic and documentary research was carried out, based on authors who discuss art and its relationship with education, specifically Early Childhood Education, as well as researchers in the field of Psychology - especially scholars of the Historical-Cultural Theory - , as well as the Brazilian educational legislation regarding the teaching of music. The investigation is justified by addressing a relevant and current topic to think about the process of learning and child development in the school context, which can contribute to the training of pedagogues who have access to the text. In order to fulfill 2 the general objective, the work was structured in three topics, which discuss: 1) The relevance of art for the formation of children in Early Childhood Education; 2) Music in Brazilian educational legislation; 3) The defense of the presence of music from the early years of the child in the school environment. It was concluded that music, as an art form, must be increasingly present in Early Childhood Education institutions that intend to humanize children from an early age.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectMúsica-
dc.subjectAprendizagem-
dc.subjectDesenvolvimento-
dc.subjectTeoria Histórico-Cultural-
dc.titleA importância da música na Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ligiane Aparecida da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é investigar a importância da música para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças pequenas na Educação Infantil. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, com base em autores que discutem a arte e a sua relação com a educação, especificamente a Educação Infantil, além de pesquisadores do campo da Psicologia – com destaque para estudiosos da Teoria Histórico-Cultural –, bem como a legislação educacional brasileira referente ao ensino de música. A investigação se justifica por abordar um tema relevante e atual para se pensar o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil no contexto escolar, o que pode contribuir para a formação de pedagogas e pedagogos que tiverem acesso ao texto. Para o cumprimento do objetivo geral, o trabalho foi estruturado em três tópicos, que discutem: 1) A relevância da arte para a formação da criança na Educação Infantil; 2) A música na legislação educacional brasileira; 3) A defesa da presença da música desde os anos iniciais da criança no ambiente escolar. Concluiuse que a música, enquanto uma forma de arte, deve estar cada vez mais presente nas instituições de Educação Infantil que tenham como intenção humanizar as crianças desde a mais tenra idade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPTLpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RAFAELA - FINAL - 20-11-2022.pdf182,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.