Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9387
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaysa Lima de Souza-
dc.date.accessioned2024-09-16T20:43:28Z-
dc.date.available2024-09-16T20:43:28Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9387-
dc.description.abstractThis dissertation follows the research line “History, Politics, Education” of the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul (PPGEdu/FAED/UFMS). The goal is to analyze the educational policy of the New High School imposed by Law No. 13.415/2017, which amends the Law of Guidelines and Bases of National Education by adding a new model of High School and regulating full- time schools. The general objective is to understand the New High School based on the implementation of the educational policy from 2018 to 2022, explaining its changes and implications at the last stage of basic education of the State Education Network of Mato Grosso do Sul – REE/MS. The following specific objectives were established: 1) to reflect on the restructuring process of Brazilian Basic Education through the appreciation of the New Education policy based on a bibliographic survey and documentary analysis of the legislation, in addition to guiding materials for implementing the NEM in the country; 2) to evaluate the counter-reform movement of High School between 2018 and 2022 through the implementation of the NEM by the Brazilian states; 3) to analyze Law No. 13,415/2017 through the regulations for the implementation of the NEM in the State Education Network of Mato Grosso do Sul – REE/MS by evaluating the strict relationship between Life Project and socio-emotional competencies and the introduction of Training Itineraries in the curricula of the High School stage in Mato Grosso do Sul. This research is supported by a vast bibliographic review focusing on the production of a state of the art regarding studies that address the neoliberal influence, the entrepreneurialization of education in the New High School, and the rise of the life project and socio-emotional skills in education. The documents used in the analysis were prepared and produced by the Mato Grosso do Sul State Department of Education – SED/MS and guide the implementation and execution of the NEM – training paths and training itineraries – and the curricular component Life Project.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.-
dc.titleA Política Pública do Novo Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul: o Novo Ensino Médio e o Projeto de Vida na realidade educacional sul-mato-grossensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Solange Jarcem Fernandes-
dc.description.resumoEsta dissertação está inserida na linha de pesquisa “História, Política, Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/FAED/UFMS). A proposta é analisar a Política Educacional do Novo Ensino Médio imposta pela Lei n. 13.415/2017, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, inserindo um novo modelo de ensino médio e regulamenta as escolas de tempo integral. O objetivo geral consiste em analisar o Novo Ensino Médio a partir do movimento de implementação da política educacional no período de 2018 a 2022, explicitando suas alterações e implicações na última etapa da educação básica da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul – REE/MS. Os objetivos específicos se centram em: 1) produzir reflexões sobre o processo de reestruturação da educação básica brasileira por meio da apreciação da política do Novo Ensino utilizando levantamento bibliográfico e análise documental da legislação e materiais orientadores da implementação do NEM no país; 2) avaliar o movimento de contrarreforma do ensino médio a partir do recorte temporal entre 2018 a 2022, identificando como tem ocorrido a implementação do NEM pelos estados brasileiros; 3) analisar a Lei n. 13.415/2017 por meio das normativas que regulamentam a implementação do NEM na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul – REE/MS, avaliando a estrita relação entre projeto de vida e competências socioemocionais, bem como a introdução dos itinerários formativos nas grades curriculares da etapa do ensino médio sul-mato-grossense. A pesquisa foi pautada por vasta revisão bibliográfica com ênfase na produção de um estado da arte sobre os estudos que abordam a influência neoliberal, o empresariamento da educação presente no Novo Ensino Médio e a ascensão do Projeto de Vida e as competências socioemocionais na educação. Os documentos utilizados na análise foram elaborados e produzidos pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul – SED/MS e orientam a implementação e execução do NEM – percursos formativos e itinerários formativos – e o componente curricular Projeto de Vida, bem como os documentos produzidos pelo Instituto Ayrton Senna, que versam sobre as cinco macrocompetências: autogestão, engajamento com os outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo. Após a coleta e análise dos documentos, concluiu-se que o Novo Ensino Médio e o Projeto de Vida contribuem para um projeto societário que reforçam as desigualdades; apresentam a falácia da liberdade de escolha como oportunidade para os estudantes escolherem que percurso seguir, além de ser uma proposta que precariza e fragiliza o ensino, preparando os estudantes para um mercado de trabalho instável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação final.pdf970,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.