Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Haryene Laíza Alves-
dc.date.accessioned2024-09-13T15:22:23Z-
dc.date.available2021-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9371-
dc.description.abstractOne of the main problems found in classrooms today is violence. Based on this fact, this study develops a bibliographic review and a discussion of the forms of violence present in early childhood education, as well as analyzing the possibilities of confronting this problem, in order to understand its forms of manifestation in early childhood and how violent behavior serves as a warning to teachers and family members regarding the violence suffered by children, both inside and outside the school environment. In addition, it proposes a reflection on the role of the school as a member of the child protection network and its responsibility in identifying and reporting cases of violence against children. This is sometimes related to the importance of the school adopting a vigilant stance towards its students, treating each case individually according to its severity, proposing preventive and educational actions that ensure the well-being of each student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectAgressividade-
dc.subjectCriança-
dc.subjectEscola-
dc.titleEstudo da violência na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marino Filho, Armando-
dc.description.resumoUm dos principais problemas encontrados dentro das salas de aula, na atualidade, é a violência. A partir desse fato, o presente estudo desenvolve a revisão bibliografia e a discussão das formas de violência presentes na educação infantil, bem como analisa as possibilidades de enfretamento desta problemática, a fim de compreender suas formas de manifestação na primeira infância e como comportamentos violentos servem de alerta para professores e familiares, no que tange a violência sofrida pela criança, dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, propõe-se a reflexão a respeito da função da escola enquanto integrante da rede de proteção da criança e sua responsabilidade na identificação e notificação dos casos de violência contra a criança. Isso, por vezes, relaciona-se à importância de a escola adotar uma postura vigilante em relação aos seus alunos, tratando cada caso de maneira individual de acordo com sua gravidade, propondo ações preventivas e educativas que assegurem o bem-estar de cada aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - HARYENE LAÍZA 2021.pdf227,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons