Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9371
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Haryene Laíza Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-13T15:22:23Z | - |
dc.date.available | 2021 | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9371 | - |
dc.description.abstract | One of the main problems found in classrooms today is violence. Based on this fact, this study develops a bibliographic review and a discussion of the forms of violence present in early childhood education, as well as analyzing the possibilities of confronting this problem, in order to understand its forms of manifestation in early childhood and how violent behavior serves as a warning to teachers and family members regarding the violence suffered by children, both inside and outside the school environment. In addition, it proposes a reflection on the role of the school as a member of the child protection network and its responsibility in identifying and reporting cases of violence against children. This is sometimes related to the importance of the school adopting a vigilant stance towards its students, treating each case individually according to its severity, proposing preventive and educational actions that ensure the well-being of each student. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Agressividade | - |
dc.subject | Criança | - |
dc.subject | Escola | - |
dc.title | Estudo da violência na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marino Filho, Armando | - |
dc.description.resumo | Um dos principais problemas encontrados dentro das salas de aula, na atualidade, é a violência. A partir desse fato, o presente estudo desenvolve a revisão bibliografia e a discussão das formas de violência presentes na educação infantil, bem como analisa as possibilidades de enfretamento desta problemática, a fim de compreender suas formas de manifestação na primeira infância e como comportamentos violentos servem de alerta para professores e familiares, no que tange a violência sofrida pela criança, dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, propõe-se a reflexão a respeito da função da escola enquanto integrante da rede de proteção da criança e sua responsabilidade na identificação e notificação dos casos de violência contra a criança. Isso, por vezes, relaciona-se à importância de a escola adotar uma postura vigilante em relação aos seus alunos, tratando cada caso de maneira individual de acordo com sua gravidade, propondo ações preventivas e educativas que assegurem o bem-estar de cada aluno. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CPTL - Pedagogia - Licenciatura Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - HARYENE LAÍZA 2021.pdf | 227,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons