Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9366
Tipo: Dissertação
Título: K-pop, Cultura Fandom e Transmídia: um estudo de caso do grupo sul-coreano ATEEZ
Autor(es): GIOVANA GOMES FLORES
Primeiro orientador: Marcia Gomes Marques
Resumo: Parte da Onda Coreana – fenômeno de exportação da cultura sul-coreana –, o K-pop conquistou seu espaço na cultura pop global. Entre os grupos que compõem a indústria musical da Coreia do Sul, a tendência em desenvolver narrativas transmídia surgiu com a terceira geração do gênero e perdura até os dias atuais. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar de que forma o desenvolvimento dessas narrativas interfere na experiência de consumo dos fandoms de K-pop, tomando como objeto de estudo o grupo ATEEZ, cujo enredo ficcional retrata a aventura de um grupo de 8 jovens que viajam entre dimensões e através do tempo. Entre os elementos analisados na pesquisa, constam: a construção do universo fictício do grupo, de qual forma a inserção de elementos narrativos influencia no interesse do público pelo conteúdo e como ocorre a interação dos fãs com o enredo durante os lançamentos do ATEEZ. Para isso, três métodos de pesquisa foram aplicados para a coleta de dados: um questionário online, um mapeamento realizado na rede social X e uma observação não participante feita em um servidor composto por fãs do grupo no Discord. A partir das informações coletadas, foi possível identificar a importância da narrativa no processo de consumo do público fandom, que engaja ativamente com o conteúdo por meio das redes sociais e em fóruns de discussão, atuando de forma colaborativa em busca de informações que possam contribuir com o entendimento da narrativa desenvolvida pelos artistas.
Abstract: Part of the Hallyu Wave – a phenomenon based on the exportation of South Korean culture – K-pop conquered its space in global pop culture. Among the groups that make up the South Korean music industry, the tendency to develop transmedia narratives emerged with the third generation of the genre and continues to this day. The present work has the general objective of analyzing how the development of these narratives interferes with the consumption experience of K-pop fandoms, taking as its object of study the K-pop group ATEEZ, whose fictional storyline portrays the adventure of a group of 8 young men who travel between dimensions and through time. Among the elements analyzed in the research are: the construction of the group's fictional universe, how the insertion of narrative elements influences the public's interest in the content and how fans interact with the plot during ATEEZ releases. To this purpose, three research methods were applied to collect data: an online questionnaire, using the plataform Google Forms, a mapping carried out on the social network X and a non-participant observation on a Discord server composed by fans of the group. From the information collected, it was possible to identify the importance of narrative in the consumption process of the fandom, who actively engage with content through social networks and discussion forums, acting collaboratively in search of information that can contribute to understanding the narrative developed by the artists.
Palavras-chave: K-pop
narrativas transmídia
cultura participativa
fandom.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9366
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
K-pop, Cultura Fandom e Transmídia - um estudo de caso do grupo sul-coreano ATEEZ.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.