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dc.creatorRayssa , Pereira Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-09-11T18:44:25Z-
dc.date.available2024-09-11-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9353-
dc.description.abstractThis text presents the results of a historical research approach, focused on documentary and bibliographic research, developed through the procedures of locating, recovering, gathering, selecting, and organizing documentary sources, specifically, theses and dissertations on music in schools, developed in the educational field. The objectives were to characterize the studies that investigate music in schools present in the theses and dissertations platform of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), observing the themes, the methodology adopted by the research, and the different approaches that were investigated, such as curriculum, teachers, students, among others. Thirty-one research studies, produced from 1996 to 2021, were analyzed. This analysis made it possible to understand the region with the greatest production on this theme, the methodology used in the organization of the studies, and the privileged and least explored themes of this set. We can observe that most of the studies had in common the objective of analyzing the conception of music and its teaching based on Law No. 11.769/2008, which establishes the obligation of teaching music in schools, investigating the practices of school music education, through interviews and questionnaires sent to teachers. Some of the common results point to the fragility of the training of professionals (in the Arts), compromising the quality of teaching, through classes with little direction. One of the major challenges of this topic refers to the training of music graduates to work in schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectMúsica na Escolapt_BR
dc.subjectEstado do Conhecimentopt_BR
dc.subjectAnálise da Configuração Textualpt_BR
dc.titleA música na escola: um mapeamento no campo educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Vivianny Bessão de-
dc.description.resumoNeste texto, apresentam-se resultados de pesquisa com abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais, especificamente, teses e dissertações sobre a música na escola, desenvolvidas no campo educacional. Os objetivos foram caracterizar os estudos que investigam a música na escola presentes na plataforma de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), observando os temas, a metodologia adotada pelas pesquisas, e as diferentes abordagens que foram investigadas, tais como o currículo, professores, alunos, entre outros. Foram analisadas 31 pesquisas, produzidas de 1996 a 2021. Essa análise possibilitou compreender a região com maior produção sobre essa temática, a metodologia empregada na organização dos estudos, os temas privilegiados e menos explorados desse conjunto. Podemos observar que a maior parte dos estudos tiveram em comum o objetivo de analisar a concepção de música e de seu ensino a partir da Lei nº 11.769/2008, que apresenta a obrigatoriedade do ensino de música na escola, investigando as práticas de educação musical escolar, por meio de entrevistas e questionário enviados aos professores. Alguns dos resultados comuns apontam para a fragilidade da formação do profissional (de Artes), comprometendo a qualidade do ensino, por meio de aulas com pouco direcionamento. Um dos grandes enfrentamentos desse tema se refere à formação dos licenciados em música para atuação na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPTLpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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