Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEstevan, Josiane de Souza-
dc.date.accessioned2024-09-11T13:02:58Z-
dc.date.available2024-09-11-
dc.date.issued2022-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9346-
dc.description.abstractThe object of study of this work is the analysis of the constitutional principle of management democracy of school education in the training of pedagogues. Responds to the objective of elucidate the theoretical-practical understanding of the democratic management of school education from the perspective of Pedagogy Course graduates. Methodologically, the work structure based on the Document Analysis technique, with the contribution of the questionnaire technique. The theoretical exercise and analysis of the data collected with the questionnaire are discussed, both in relation to legal principles within the scope of the Brazilian redemocratization process, as through the mediation of authors, such as Paro (1996; 2005; 2008), Libâneo (1996; 2007) and Oliveira (2005). Based on the results analyzed, it was possible to state that graduates of pedagogy understand that the basic principle of democratic management is participation active participation of the entire school community, and that, based on this participation, an education quality for your target audience. In this way, the school understands the reality in which it is inserted and works from it, as they understand that there are still practical problems in the application of democratic management, which can be alleviated in group work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectFormandospt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleA gestão escolar democrática na perspectiva do formando de pedagogiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Giareta, Paulo Fioravante-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo a análise do princípio constitucional da gestão democrática da educação escolar na formação dos pedagogos. Responde pelo objetivo de elucidar a compreensão teórico-prática da gestão democrática da educação escolar a partir da perspectiva dos formandos do Curso de Pedagogia. Metodologicamente, o trabalho se estrutura a partir da técnica da Análise Documental, com o aporte da técnica do questionário. O exercício teórico e a análise dos dados levantados com o questionário são discutidos, tanto em relação aos princípios legais no âmbito do processo de redemocratização brasileira, quanto pela mediação de autores, como Paro (1996; 2005; 2008), Libâneo (1996; 2007) e Oliveira (2005). Com base nos resultados analisados, foi possível afirmar que os formandos de pedagogia entendem que o princípio básico da gestão democrática se trata da participação ativa de toda comunidade escolar, e que, a partir dessa participação, é proposta uma educação de qualidade para seu público-alvo. Dessa forma, a escola entende a realidade na qual está inserida e trabalha a partir dela, visto que compreendem que ainda existem problemas práticos na aplicação de uma gestão democrática, que podem ser amenizados no trabalho em grupo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPTLpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josiane de Souza Estevan.pdf254,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons