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Tipo: Dissertação
Título: ESTUDOS CULTURAIS EM COLCHA DE RETALHOS: Identidades em (Re)construção e memórias de um processo pandêmico.
Autor(es): Wilson Marques Dias
Primeiro orientador: Janete Rosa da Fonseca
Resumo: Esta dissertação, intitulada: "Estudos Culturais em colcha de retalhos: Identidades em (re)construção e memórias de um processo pandêmico," é uma pesquisa qualitativa e descritiva baseada em uma autoetnografia. A investigação se concentra nos impactos da pandemia de COVID-19 no ambiente escolar, especialmente na Escola Estadual Felipe Orro, localizada em Aquidauana/MS. Utilizando uma abordagem decolonial e fundamentada em teorias de Stuart Hall (2003), Nestor Garcia Canclini (1997), Catherine Walsh (2016) e outros, a pesquisa analisa a resistência cultural para compreender a identidade docente no contexto pós-pandemia e problematiza o currículo sob a ótica dos Estudos Culturais. O estudo revisou clássicos literários, textos acadêmicos e artigos para analisar como a pandemia influenciou a educação, questionando a construção de identidades, currículos ideais e pedagogias emergentes. Tendo em vista que uma das contribuições mais significativas que os Estudos Culturais trouxeram para a Educação foi justamente reformular nossos ângulos de visão e leitura de mundo, reorganizar o pensamento e aguçar nossas lentes, inaugurando um outro modo de ver e pensar a Educação. Entende-se que o contexto da pandemia alterou as formas de construção e elaboração dos processos educacionais. Os resultados mostram que o processo pandêmico trouxe reflexos significativos no comportamento dos alunos e nas práticas pedagógicas, impulsionando novas metodologias e currículos que trazem aspectos positivos para a educação.
Abstract: This dissertation, entitled: "Cultural Studies in Patchwork: Identities in (re)construction and memories of a pandemic process," is a qualitative and descriptive research based on autoethnography. The investigation focuses on the impacts of the COVID-19 pandemic on the school environment, especially at Escola Estadual Felipe Orro, located in Aquidauana/MS. Using a decolonial approach and based on theories by Stuart Hall (2003), Nestor Garcia Canclini (1997), Catherine Walsh (2016) and others, the research analyzes cultural resistance to understand teacher identity in the post-pandemic context and problematizes the curriculum from the perspective of Cultural Studies. The study reviewed literary classics, academic texts and articles to analyze how the pandemic influenced education, questioning the construction of identities, ideal curricula and emerging pedagogies. Bearing in mind that one of the most significant contributions that Cultural Studies brought to Education was precisely to reformulate our angles of vision and reading of the world, reorganize our thinking and sharpen our lenses, inaugurating another way of seeing and thinking about Education. It is understood that the context of the pandemic changed the ways in which educational processes are constructed and elaborated. The results show that the pandemic process had significant impacts on student behavior and pedagogical practices, promoting new methodologies and curricula that bring positive aspects to education.
Palavras-chave: Digite aqui as palavras-chave de sua Dissertação (até cinco palavras-chave)
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9323
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

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