Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWanessa Fernandes de Albuquerque-
dc.date.accessioned2024-09-06T19:58:53Z-
dc.date.available2024-09-06T19:58:53Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9309-
dc.description.abstractThis dissertation aims to apply the principles of Kant’s text What is Enlightenment?, in order to provide the student, through a philosophical problem, an opportunity for the exercise of autonomous thinking. Based on the proposed didactic sequences, the teacher / reader of this text will find an example of possible practices to work some of the most relevant Kantian concepts. We offer a reflection on the importance of freedom to think and to act, seeking to perfect a philosophical practice that invites students to think for themselves as well as to incorporate the principles of responsible citizenship. Keywords: Autonomy. Kant. Professor. Teaching of philosophy.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectKant. Ensino Médio. Filosofia-
dc.titlePERSPECTIVAS DO ESCLARECIMENTO KANTIANO NA SALA DE AULA A PARTIR DO ENSINO DE FILOSOFIA COMO PROBLEMA FILOSÓFICOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marta Rios Alves Nunes da Costa-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa tem como objetivo aplicar na sala de aula os princípios do texto Resposta à pergunta: Que é Esclarecimento? de Kant, a fim de proporcionar ao educando, por meio de um problema filosófico, o exercício do pensar autônomo. A partir das sequências didáticas propostas, o docente leitor deste texto encontrará um exemplo de práticas possíveis para trabalhar alguns conceitos kantianos. Oferecemos uma reflexão acerca da importância da liberdade de pensar e agir buscando aperfeiçoar uma prática filosófica que convide o estudante ao exercício do pensar por si mesmo e de incorporar os princípios a uma cidadania responsável. Palavras-chave: Autonomia. Ensino de Filosofia. Kant. Professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Oficial.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.