Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9309
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Wanessa Fernandes de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-06T19:58:53Z | - |
dc.date.available | 2024-09-06T19:58:53Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9309 | - |
dc.description.abstract | This dissertation aims to apply the principles of Kant’s text What is Enlightenment?, in order to provide the student, through a philosophical problem, an opportunity for the exercise of autonomous thinking. Based on the proposed didactic sequences, the teacher / reader of this text will find an example of possible practices to work some of the most relevant Kantian concepts. We offer a reflection on the importance of freedom to think and to act, seeking to perfect a philosophical practice that invites students to think for themselves as well as to incorporate the principles of responsible citizenship. Keywords: Autonomy. Kant. Professor. Teaching of philosophy. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Kant. Ensino Médio. Filosofia | - |
dc.title | PERSPECTIVAS DO ESCLARECIMENTO KANTIANO NA SALA DE AULA A PARTIR DO ENSINO DE FILOSOFIA COMO PROBLEMA FILOSÓFICO | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marta Rios Alves Nunes da Costa | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo aplicar na sala de aula os princípios do texto Resposta à pergunta: Que é Esclarecimento? de Kant, a fim de proporcionar ao educando, por meio de um problema filosófico, o exercício do pensar autônomo. A partir das sequências didáticas propostas, o docente leitor deste texto encontrará um exemplo de práticas possíveis para trabalhar alguns conceitos kantianos. Oferecemos uma reflexão acerca da importância da liberdade de pensar e agir buscando aperfeiçoar uma prática filosófica que convide o estudante ao exercício do pensar por si mesmo e de incorporar os princípios a uma cidadania responsável. Palavras-chave: Autonomia. Ensino de Filosofia. Kant. Professor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertação Oficial.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.