Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9291
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PANDEMIA DE COVID-19 E MEDIDAS COMPENSATÓRIAS DE APRENDIZAGEM PÓS-PANDEMIA: PERSPECTIVA INCLUSIVA |
Autor(es): | Shirley de Oliveira Ramalho |
Primeiro orientador: | Barbara Amaral Martins |
Resumo: | O objetivo geral da pesquisa versa compreender o processo educacional de estudantes público- alvo da Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva durante o distanciamento social proveniente da pandemia de covid-19 e retorno às aulas presenciais. Esta pesquisa visou investigar, especificamente o Atendimento Educacional Especializado na pandemia de covid-19; a Interação social da criança Público-Alvo da Educação Especial em processo escolar; as medidas compensatória de aprendizagem pós distanciamento social sob perspectiva inclusiva, período de 2020 a 2022 e recomendações oficiais da secretaria de educação sobre a avaliação do desenvolvimento escolar. O estudo se desenvolveu por meio de pesquisa qualitativa e exploratória, de modo a envolver revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. O período de realização da pesquisa de campo foi de junho de 2022 a junho de 2023. A entrevista seguiu um roteiro incluindo questões abertas que versam sobre a caracterização dos participantes (a formação profissional e tempo de atuação na docência); o atendimento educacional especializado no período pandêmico; diretrizes e orientações recebidas da Secretaria Municipal de Educação; intervenção da escola para o processo de inclusão do estudante público-alvo da Educação Especial; desafios e experiências bem- sucedidas; medidas compensatórias de aprendizagem na pós-pandemia. Participaram da pesquisa dois gestores escolares, cinco professores especialistas na Educação Especial na perspectiva inclusiva que exerceram função no Atendimento Educacional Especializado e três pais de alunos matriculados na Sala de Recursos Multifuncionais. A análise de conteúdo seguiu os passos descritos por Bardin (1977). Os resultados indicaram que em esfera municipal, o distanciamento social proveniente da covid-19 modificou a dinâmica da população e trouxe transformações ao processo de atendimento dos estudantes corumbaenses. Surgiu a necessidade de mudanças excepcionais para continuar os variados tipos de atendimento conforme necessidade e ritmo individual do estudante atendido, sem desconsiderar as questões socioeconômicas envolvidas. As escolas se organizaram para encarar os desafios e criaram estratégias compensatórias de aprendizagens como: ensino domiciliar ao público da Educação Especial, projeto “Os Trilhos do Recomeço para o Avanço Estudantil”, para não deixar os estudantes desassistidos. Vale salientar que a inclusão social é fundamental, promove o equilíbrio, valoriza a diversidade e a participação de todos os indivíduos na sociedade. |
Abstract: | The general objective of the research is to understand the educational process of Special Education target students from the perspective of inclusive education during social distancing resulting from the covid-19 pandemic and return to in-person classes. This research aimed to specifically investigate Specialized Educational Assistance in the covid-19 pandemic; the social interaction of the child Target Audience of Special Education in the school process; compensatory learning measures after social distancing from an inclusive perspective, from 2020 to 2022 and official recommendations from the Department of Education on the assessment of school development. The study was developed through qualitative and exploratory research, involving literature review, documentary research and semi-structured interviews. The period during which the research was carried out was from June 2022 to June 2023. The interview followed a script including open questions that deal with the characterization of the participants (professional training and length of experience in teaching); specialized educational assistance during the pandemic period; guidelines and guidance received from the Municipal Department of Education; school intervention for the inclusion process of the target student of Special Education; challenges and successful experiences; compensatory learning measures in the post-pandemic. Two school managers, five teachers specializing in Special Education from an inclusive perspective who worked in the Specialized Educational Service and three parents of students enrolled in the Multifunctional Resource Room participated in the research. Content analysis followed the steps described by Bardin (1977). The results indicated that at the municipal level, social distancing resulting from covid 19 changed the dynamics of the population and brought changes to the process of serving Corumbá students. The need for exceptional changes arose to continue the varied types of service according to the needs and individual pace of the student served, without disregarding the socioeconomic issues involved. Schools organized themselves to face the challenges and created compensatory learning strategies such as: home teaching for Special Education audiences, the “Trilhos do Recomeço para o Avanço Estudantil” project, so as not to leave students unassisted. It is worth highlighting that social inclusion is fundamental, promotes balance, values the diversity and the participation of all individuals in society. |
Palavras-chave: | .Pandemia Educação Especial. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9291 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
RV FINAL - Shirley.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.