Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/929
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação e otimização de Reações da Polimerase em Cadeia para diagnóstico molecular e estudo epidemiológico de Babesia bovis
Autor(es): Pereira, Danielle Andrade Almeida
Abstract: Babesia bovis é um hemoprotozoário que causa doença caracterizada por febre, fraqueza, ataxia, hemoglobinúria e anemia, provocando assim, grandes perdas econômicas na bovinocultura. Com a finalidade de um diagnóstico preciso e eficaz, a reação da polimerase em cadeia com os primers GAU3-5´-CTGGTTGATCCTGCCAGTAG-3´ e GAU10-5´-GCACGGACGGAGACCGA-3´ (PCR-S) (Linhares et al. 2002) e semi-nested SNPCR que utilizou o primer forward GAU9-5´-CTGTCGTACCGTTGGTTGAC-3´ e o reverse GAU10 baseados no gene SSrRNA, foram avaliadas juntamente com a PCR-Ves3 que utilizou primers Ves3F–5´-TGCCTCTGGGTTACGGGATGAAGT-3’ e Ves3R-5’-CAGGGGAGCCGTATGTCGTATTG-3’ da seqüência do gene ves1α de Babesia bovis. Na determinação da prevalência de animais de duas regiões de estabilidade enzoótica (CO e S) a PCR-Gau3/10, SNPCR-Gau9/10 e PCR-Ves3 apresentaram 78% , 91% e 50,6% de positivos respectivamente, além de estatisticamente apresentarem diferenças significativas entre elas, e no modelo experimental, a SNPCR-Gau9/10 confirmou elevada sensibilidade (59%). Todos os animais avaliados aos sete dias de idade foram positivos na SNPCR-Gau9/10, sugerindo que há uma elevada taxa de infecção nos primeiros dias de vida e que possivelmente também ocorra transmissão vertical da B. bovis no sistema de criação do rebanho estudado. Portanto, os resultados demostram que a SNPCR-Gau9/10 é apropriada para estudos epidemiológicos.
Palavras-chave: Babesia bovis
Reação em Cadeia da Polimerase
Diagnóstico
Doenças Parasitárias em Animais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/929
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ciência Animal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danielle Andrade Almeida Pereira.pdf476,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.