Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9272
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Escola e Família: Parceria Essencial na Educação Infantil para o Desenvolvimento de uma Educação Integral das Crianças
Autor(es): BARBARA VITORIA ALVAREZ MIRANDA
Primeiro orientador: ALINE DE NOVAES CONCEIÇÃO
Resumo: Desde a Educação Infantil, o envolvimento da família é essencial para o desenvolvimento da criança na escola, contribuindo para o aprendizado e formação. A partir do exposto, realizaram-se as seguintes problematizações: quais seriam as relações das famílias com a Educação Infantil? De que forma isso afeta a Educação Integral das Crianças? Nesse sentido, o objetivo geral é identificar aspectos da produção de conhecimento sobre a primeira etapa da Educação Básica e relacionar com a família e a Educação Integral. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, consultando o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a biblioteca online Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Repositório Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (CPan)-Câmpus do Pantanal, utilizando os descritores “Educação Infantil e família” e “Educação Infantil, Educação Integral e família”, sendo selecionados os textos em Língua Portuguesa, que foram analisados embasados na análise de conteúdo de Bardin (1977). Identificou-se as seguintes categorias: “Relação entre a família e a Educação Infantil”, “Relação entre a família e a Educação Infantil do campo”, “Comunicação entre a família e a Educação Infantil” e “Família, Educação Infantil e Educação Integral”, constatando que a parceria entre as famílias e as instituições de Educação Infantil interferem no processo de aprendizado da criança e consequentemente no desenvolvimento de uma Educação Integral. Dessa forma, a parceria das famílias é importante pelo apoio, trocas e experiências, pois família e escola produzem informações, vivências e saberes relacionados às crianças.
Abstract: Since Early Childhood Education, family involvement is essential for the child's de- velopment in school, contributing to learning and formation. Based on this, the fol- lowing issues were raised: What are the relationships between families and Early Childhood Education? How does this affect Children's Integral Education? In this sense, the general objective is to identify aspects of knowledge production about the first stage of Basic Education and relate it to family and Integral Education.To achieve this, a bibliographic research was conducted, consulting the Periodicals Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Ca- pes), the online library Scientific Electronic Library Online (SciELO), and the Insti- tutional Repository of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) (CPan)- Pantanal Campus, using the descriptors "Early Childhood Education and family" and "Early Childhood Education, Integral Education, and family". Texts in Portuguese were selected and analyzed based on Bardin's content analysis (1977). The fol- lowing categories were identified: "Relationship between family and Early Childhood Education", "Relationship between family and Early Childhood Education in rural areas", "Communication between family and Early Childhood Education", and "Fa- mily, Early Childhood Education, and Integral Education". It was found that the partnership between families and Early Childhood Education institutions influences the child's learning process and consequently the development of Integral Educa- tion.Therefore, family partnership is important for support, exchanges, and experi- ences, as families and schools generate information, experiences, and knowledge related to children.
Palavras-chave: Educação Infantil. Famílias. Educação Integral
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9272
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
12493.pdf385,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.