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Tipo: Dissertação
Título: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DESEMPENHO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS: ANÁLISE DE DADOS TEXTUAIS DE UMA FACULDADE DE ENGENHARIAS
Autor(es): Vanessa Cristina Marracini
Primeiro orientador: Alexandre Meira de Vasconcelos
Resumo: Este estudo é voltado para o processo de autoavaliação institucional de uma instituição pública de ensino superior, cujo objetivo é realizar a análise dos comentários escritos pelos acadêmicos de graduação de uma faculdade de engenharias sobre o desempenho docente no espaço aberto do questionário de avaliação institucional interna referente aos anos 2022 e 2023. A metodologia aplicada foi dividida em dois eixos: o primeiro pautou-se na realização de pesquisa bibliográfica e documental, além do emprego da técnica da revisão sistemática da literatura com uso do ambiente virtual Parsif.al para definição do portfólio bibliográfico sobre a avaliação institucional e o desempenho docente, em conjunto com os normativos gerais e legislação vigentes próprios da temática. O segundo eixo foi desenvolvido por meio da realização da coleta e análise de conteúdo dos dados extraídos dos relatórios de avaliação institucional dos exercícios 2022 e 2023 com a utilização do software IRAMUTEQ, que gerou um vasto material estatístico e gráfico fundamental para a compreensão e interpretação dos dados trabalhados. A análise dos resultados apurados direcionou para a existência de gaps no processo avaliativo, que oportunizou a elaboração de proposta de melhorias ao processo já existente, a fim de direcionar esforços para uma gestão mais eficiente voltada para a melhoria da qualidade da educação, que resultaram na apresentação de um produto técnico tecnológico apresentado às instâncias institucionais competentes como resultado dos esforços empreendidos para a conclusão do curso de Mestrado Profissional em Administração Pública. Neste sentido, esta pesquisa traduz informações pertinentes para estudos futuros direcionados à compreensão da autoavaliação institucional e desempenho docente, bem como todo o processo que os envolve.
Abstract: This study focuses on the institutional self-assessment process of a public higher education institution, whose objective is to analyze the comments written by undergraduate students of a college of engineering about teaching performance in the open space of the internal institutional assessment questionnaire for the years 2022 and 2023. The methodology applied was divided into two axes: the first was based on carrying out bibliographic and documentary research, in addition to the use of the systematic literature review technique using the virtual environment Parsif.al to define the bibliographic portfolio on institutional assessment and teaching performance, together with the general regulations and current legislation specific to the subject. The second axis was developed through the collection and content analysis of data extracted from the institutional assessment reports for the years 2022 and 2023 using the IRAMUTEQ software, which generated vast statistical and graphic material essential for understanding and interpreting the data worked on. The analysis of the results revealed gaps in the evaluation process, which provided an opportunity to develop a proposal for improvements to the existing process, in order to direct efforts towards more efficient management aimed at improving the quality of education, which resulted in the presentation of a technical and technological product presented to the competent institutional bodies as a result of the efforts undertaken to complete the Professional Master's Degree in Public Administration. In this sense, this research translates pertinent information for future studies aimed at understanding institutional self-evaluation and teaching performance, as well as the entire process that involves them.
Palavras-chave: avaliação institucional
desempenho docente
análise
questões abertas
comentários
melhorias
ensino.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9244
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional

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