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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9237
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Uma análise de mediação pedagógica. |
Autor(es): | Maria Aparecida Miatello |
Primeiro orientador: | Vera Lucia Penzo Fernandes |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a mediação pedagógica no ensino de arte, com foco na perspectiva da educação inclusiva, tendo como base empírica a prática pedagógica desenvolvida a partir de sequência didática aplicada aos alunos no Ensino Fundamental I. Para alcançar esse propósito, foi conduzida uma pesquisa qualitativa em duas escolas públicas na cidade de Nova Andradina, situada no interior do estado de Mato Grosso do Sul, onde a pesquisadora atua como docente na Rede Municipal de Ensino. O estudo se concentra especialmente na educação como espaço para procedimentos metodológicos, englobando revisões da literatura de teóricos e legislações relacionadas à mediação pedagógica e à educação inclusiva, além da aplicação de uma sequência didática em duas turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental I. As obras de Vigotski (2001, 2021), Fernandes (2016) e Saviani (2019), entre outros, são referências teóricas importantes para este estudo. A coleta de informações foi realizada por meio de descrições de prática pedagógicas, que constituíram a base para as ponderações e conclusões da pesquisa. Os principais resultados indicaram que o ensino de arte promoveu uma experiência de aprendizado, criação e inclusão significativa. Finalmente, esperamos que esta pesquisa contribua para o aprimoramento dos estudos sobre inclusão e ensino de arte. |
Abstract: | This research aims to analyze pedagogical mediation in art education, focusing on the perspective of inclusive education, based on empirical evidence from pedagogical practice developed from a didactic sequence applied to students in Elementary School I. To achieve this purpose, a qualitative research was conducted in two public schools in the city of Nova Andradina, located in the interior of the state of Mato Grosso do Sul, where the researcher works as a teacher in the Municipal Education Network. The study focuses especially on education as a space for methodological procedures, encompassing literature reviews of theorists and legislation related to pedagogical mediation and inclusive education, in addition to the application of a didactic sequence in two classes of the initial grades of Elementary School I. The works of Vygotsky (2001, 2021), Fernandes (2016) and Saviani (2019), among others, are important theoretical references for this study. The collection of information was carried out through descriptions of pedagogical practices, which formed the basis for the considerations and conclusions of the research. The main results indicated that art teaching promoted an experience of learning, creation and meaningful inclusion. Finally, we hope that this research will contribute to the improvement of studies on inclusion and art teaching. |
Palavras-chave: | Ensino de Arte Mediação Educação Inclusiva. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9237 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
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