Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9226
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DESPERTAR DA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO TEMA DENGUE EM UMA TURMA DOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): ANDRÉ LUIZ GABRIEL
Primeiro orientador: TATIANE DO NASCIMENTO LIMA
Resumo: A Dengue é uma doença viral que atinge 80 milhões de pessoas no mundo anualmente, caracterizando-se com um grande problema de saúde pública. Esta pesquisa pretende apresentar uma proposta de Sequência Didática sobre o tema Dengue. As atividades foram desenvolvidas nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual de Aquidauana, no estado de Mato Grosso do Sul. Foram utilizados como instrumento de registro e coleta de dados: anotações em caderno de campo referente às atividades propostas e questionário. As diferentes modalidades pedagógicas (aula expositiva, vídeos, gincana e questionário) envolveram 122 alunos. Os conhecimentos prévios dos alunos sobre a Dengue foram averiguados no início das intervenções pedagógicas. De maneira geral, todos tinham algum conhecimento sobre o tema, principalmente por eles mesmos ou familiares já terem contraído a doença. Após o desenvolvimento das atividades propostas, os alunos demonstraram um maior entendimento sobre o tema, bem como um despertar para uma prática ambiental consciente. A qual visa o controle da Dengue por meio de hábitos que colaboram com a não proliferação do mosquito transmissor da doença.
Abstract: Dengue is a viral disease that affects 80 million people worldwide annually. It is characterized as a major public health problem. The activities were developed in the final series of an Elementary Public School, municipality of Aquidauana, Mato Grosso do Sul State. They were used to register and to collect data: notepads and tests. The different didactic modalities (expositive class, vídeo, gymkhana and tests) engaged 122 students. Previous knowledge from students about Dengue was measured in the beginning of intervention. In general, all students had some knowledge about Dengue, mainly by themselves or familiars who had been affected by this disease. After activities, the students showed a better understanding about concepts, as well as awareness for a conscious environmental practice. In this way, these habits aim to control the Dengue by actions to avoid the mosquito proliferation.
Palavras-chave: A. aegypti
Conscientização ambiental
Ensino de ciências
Prática pedagógica
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9226
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
16784.pdf615,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.