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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A cenografia como instrumento de transformação da percepção espacial no circo contemporâneo
Autor(es): BÁRBARA DUTRA TIBÚRCIO
Primeiro orientador: ALEX NOGUEIRA REZENDE
Resumo: O conjunto artístico consiste em uma correlação estabelecida entre espaço, espectador e espetáculo. Apesar da plateia compreender as mensagens que são transmitidas de forma direta através da atuação dos artistas, o local onde ocorre a encenação também contribui com a captação da mensagem e, consequentemente, com as sensações assimiladas pelo público. Assim, o espaço cênico assume um papel complementar às relações estabelecidas em cena entre o observador e quem é observado, representando um elemento de interferência na percepção da mensagem. Nessa dinâmica, apoia-se a construção do espetáculo circense contemporâneo, em que a arquitetura cenográfica manifesta-se como instrumento auxiliar à narrativa e ao estímulo dos sentidos necessários para o entendimento da obra como um todo. O tema deste estudo provém mediante os questionamentos dos novos artistas circenses no que se refere ao ambiente moldado sob a ótica do circo tradicional. Logo, pretende-se levantar discussões acerca da perspectiva circense (com ênfase em sua face contemporânea) dentro do espaço físico destinado ao fazer artístico, com o objetivo de acentuar as individualidades e necessidades específicas que envolvem o processo de criação e de exibição do espetáculo, além de desenvolver uma proposta projetual atualizada segundo as demandas do novo circo, evitando a disputa espacial em relação às demais artes cênicas. Para isso, o trabalho é dividido em duas etapas, sendo a primeira caracterizada pela base teórica e a segunda por uma proposta arquitetônica idealizada no município de Belo Horizonte - MG.
Abstract: The artistic set consists of an established correlation between space, spectator, and spectacle. Even though the audience understands the messages that are conveyed directly through the performance of the artists, the location where the staging takes place also contributes to the reception of the message and, consequently, to the sensations absorbed by the audience. Thus, the scenic space assumes a complementary role in the relationships established on stage between the observer and the observed, representing an element of interference in the perception of the message. In this dynamic, the construction of contemporary circus performance is supported, where scenic architecture manifests as an auxiliary instrument to the narrative and the stimulation of the senses necessary for the understanding of the work as a whole. The theme of this study arises from the questions of new circus artists regarding the environment shaped from the perspective of traditional circus. Therefore, the aim is to raise discussions about the circus perspective (with emphasis on its contemporary face) within the physical space destined for artistic creation, with the objective of accentuating the individualities and specific needs involved in the process of creation and exhibition of the performance, as well as developing an architectural proposal updated according to the demands of the new circus, avoiding spatial competition in relation to other scenic arts. For this purpose, the work is divided into two stages, the first characterized by the theoretical basis and the second by an architectural proposal envisioned in the city of Belo Horizonte - MG.
Palavras-chave: arquitetura circense
espaço cenográfico
circo contemporâneo
percepção
sentidos.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9201
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado (FAENG)

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