Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9186
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO DE TRÊS LAGOAS (MS)
Autor(es): ELAINE REGINA POSTIGO REIS
Primeiro orientador: SEDEVAL NARDOQUE
Resumo: A ciência geográfica apresenta inúmeras possibilidades para as discussões sobre a problemática ambiental. No contexto do ensino de Geografia, pode-se direcionar a inserção de práticas com a Educação Ambiental, trabalhando de modo interdisciplinar conteúdos que possibilitam aos professores fazerem reflexões da crise ambiental e os impactos entre a sociedade e a natureza. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar conhecimentos socialmente relevantes relacionados à Geografia e à Educação Ambiental praticado em escolas na região de Três Lagoas (MS), sobretudo articulando-se ao tema curricular transversal “meio ambiente” presente no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul. Os procedimentos metodológicos foram direcionados para pesquisa documental e bibliográfica sobre a Educação Ambiental e do currículo de Mato Grosso do Sul e a análise de rotina das aulas práticas em no ensino formal, realizado no Ensino Médio, no ano de 2022, durante a Semana do Meio Ambiente juntamente com as discussões em salas de aula em escola na cidade de Três Lagoas, além de visitas às escolas em alguns municípios na região.
Abstract: The science of geography offers countless possibilities for discussions on environmental issues. Geography teaching allow us to direct the insertion of practices with Environmental Education, working in an interdisciplinary way with content that enables teachers to reflect on the environmental crisis and the impacts between society and nature. With this in mind, this work aims to analyze socially relevant knowledge related to Geography and Environmental Education practiced in schools in the region of Três Lagoas (MS), especially in conjunction with the cross-curricular theme “environment” present in the Reference Curriculum of Mato Grosso do Sul. The methodological procedures involved documentary, bibliographical research on Environmental Education and the Mato Grosso do Sul curriculum, and routine analysis of practical classes in formal education, held in secondary schools in 2022, during Environment Week, together with classroom discussions at the school in the city of Três Lagoas, as well as visits to other schools in municipalities of the region.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Educação Ambiental Crítica
Projetos de Educação Ambiental na escola.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9186
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
13680.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.