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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9178
Tipo: | Dissertação |
Título: | TRAJETÓRIA E DESAFIOS DE MULHERES NEGRAS NA EDUCAÇÃO: enfrentamento ao racismo da formação à docência |
Autor(es): | DAMIANA CAMILA VILALVA |
Primeiro orientador: | Beatriz Rosalia Gomes Xavier Flandoli |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo investigar episódios racistas enfrentados por professoras negras durante toda a trajetória de formação escolar até o exercício da docência, para compreender como vivenciaram e reagiram a tais eventos e se em sua práxis como docentes desenvolvem práticas educativas antirracistas. O texto está dividido em cinco partes; a primeira fornece uma justificativa pessoal da pesquisa, elencando algumas experiências de trabalhos anteriores como as entrevistas, bem como também relata observações sobre a desigualdade de gênero e a imposição de papéis tradicionais que direcionam mulheres desde pequenas para as atividades domésticas; a segunda traz um panorama histórico da educação feminina no Brasil; a terceira contextualiza a educação das mulheres negras, ressaltando a conquista do acesso ao Ensino Superior e, colocando em pauta a contribuição dos movimentos sociais nessa conquista. A quarta parte enfatiza a importância da educação antirracista e os documentos legais que a sustentam. E a última parte aborda e analisa os dados obtidos na pesquisa. O método utilizado na pesquisa embasou-se no materialismo histórico e dialético, que permite compreender os fenômenos sociais em sua historicidade e em seus processos de movimento e transformação. Foram utilizados dois instrumentos de pesquisa: um questionário com a adoção de critérios como idade e tempo de magistério e a entrevista. Foram selecionadas quatro professoras negras, pertencentes ao quadro de servidores do município de Corumbá-MS e as análises das entrevistas foram realizadas através dos núcleos de significação extraídos das próprias falas das participantes, divididas em cinco categorias: família de origem, trajetória escolar, formação universitária, docência e o compromisso com a educação antirracista na prática docente. Os resultados apontaram que na fala de todas as entrevistadas há a ideia da assunção de um compromisso significativo com a educação antirracista. No entanto, por meio da análise e dos diálogos promovidos com diversos autores, constata-se que apesar das falas revelarem a importância e a necessidade da educação antirracista, nem todas descrevem como realizam essas ações em suas práticas pedagógicas, podendo algumas tratar das questões étnico-raciais apenas em datas ou em momentos alusivos ao tema, o que não caracteriza uma atuação pedagógica antirracista coerente com uma educação crítica e transformadora. Considera-se a emergência de que escola e professores assumam o compromisso de incluir em suas práticas pedagógicas atividades voltadas ao tema, posto que a Lei 10.639/2003, que altera a Lei 9.394/1996, inseriu oficialmente a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” no currículo escolar, obrigando assim os que fazem parte desse processo educacional a trabalhar com o ensino dessa história em todas as disciplinas escolares, possibilitando a compreensão dessa cultura para a formação da identidade nacional. A partir disso, conclui-se que a educação antirracista é uma necessidade atual para que se construa de fato uma sociedade que reconheça e valorize a diversidade étnica e cultural. Palavras-chave: Mulher Negra; Desafios na formação; Docência; Educação antirracista. |
Abstract: | The aim of this research was to investigate racist episodes faced by black teachers throughout their schooling journey to teaching, to understand how they experienced and reacted to such events and whether in their practice as teachers they develop anti-racist educational practices. The text is divided into five parts; the first provides a personal justification of the research, listing some experiences from previous work such as interviews, as well as reporting observations about gender inequality and the imposition of traditional roles that direct women from a young age to domestic activities; the second provides a historical overview of female education in Brazil; the third contextualizes the education of black women, highlighting the achievement of access to Higher Education and highlighting the contribution of social movements to this achievement. The fourth part emphasizes the importance of anti-racist education and the legal documents that support it. And the last part addresses and analyzes the data obtained in the research. The method used in the research was based on historical and dialectical materialism, which allows understanding social phenomena in their historicity and in their processes of movement and transformation. Two research instruments were used: a questionnaire adopting criteria such as age and teaching experience and an interview. Four black teachers were selected, belonging to the civil servants of the municipality of Corumbá-MS and the analyzes of the interviews were carried out using the meaning cores extracted from the participants' own statements, divided into five categories: family of origin, school trajectory, university education, teaching and the commitment to anti-racist education in teaching practice. The results showed that in the speech of all interviewees there is the idea of making a significant commitment to anti-racist education. However, through analysis and dialogues promoted with various authors, it appears that although the statements reveal the importance and need for anti-racist education, not all of them describe how they carry out these actions in their pedagogical practices, and some may deal with ethnic issues. -racial only on dates or moments related to the theme, which does not characterize an anti-racist pedagogical action coherent with a critical and transformative education. It is considered an emergency for schools and teachers to make a commitment to include activities focused on the topic in their pedagogical practices, given that Law 10,639/2003, which amends Law 9,394/1996, officially inserted the theme “History and Afro- Brazilian and African” in the school curriculum, thus forcing those who are part of this educational process to work with the teaching of this history in all school subjects, enabling the understanding of this culture for the formation of national identity. From this, it is concluded that anti-racist education is a current need to truly build a society that recognizes and values ethnic and cultural diversity. Keywords: Black woman; Challenges in training; Teaching; Anti-racist education. |
Palavras-chave: | . |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9178 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
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