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    https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9166| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Perfil dos docentes de programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis no Brasil | 
| Autor(es): | Gomes, Geiziane Bento Barbosa, Gustavo Henrique Shaustz  | 
| Primeiro orientador: | Lima, Emanoel Marcos | 
| Resumo: | O investimento em programas de pós-graduação favorece o avanço da contabilidade no âmbito acadêmico e empresarial. Desse modo, torna-se relevante identificar o perfil dos docentes que atuam nesses programas, sob a ótica da teoria do capital humano, a qual explica que o investimento na educação gera retornos à sociedade. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de identificar o perfil dos docentes de pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis no Brasil, no período de 2021 e 2022. Foi realizado um estudo com característica documental e qualitativa, com a utilização da plataforma Lattes para coleta de dados dos docentes; ao todo 371 docentes fizeram parte da amostra. Os resultados apontam que o gênero masculino ainda possui maior predominância. A maioria dos professores cursaram doutorado em instituição pública e participam de projetos de pesquisas. Identificou-se, que a grande parte das pesquisas científicas nos quais esses professores participaram foi publicada em revistas qualificadas com Qualis “A”, o que demonstra qualidade significativa desses estudos. Esta pesquisa contribui para um levantamento das principais características dos docentes de determinados programas, para o desenvolvimento de políticas públicas, bem como contribui para o avanço da ciência no âmbito contábil, pois o investimento na educação gera retornos ao país. | 
| Abstract: | O investimento em programas de pós-graduação favorece o avanço da contabilidade no âmbito acadêmico e empresarial. Desse modo, torna-se relevante identificar o perfil dos docentes que atuam nesses programas, sob a ótica da teoria do capital humano, a qual explica que o investimento na educação gera retornos à sociedade. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de identificar o perfil dos docentes de pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis no Brasil, no período de 2021 e 2022. Foi realizado um estudo com característica documental e qualitativa, com a utilização da plataforma Lattes para coleta de dados dos docentes; ao todo 371 docentes fizeram parte da amostra. Os resultados apontam que o gênero masculino ainda possui maior predominância. A maioria dos professores cursaram doutorado em instituição pública e participam de projetos de pesquisas. Identificou-se, que a grande parte das pesquisas científicas nos quais esses professores participaram foi publicada em revistas qualificadas com Qualis “A”, o que demonstra qualidade significativa desses estudos. Esta pesquisa contribui para um levantamento das principais características dos docentes de determinados programas, para o desenvolvimento de políticas públicas, bem como contribui para o avanço da ciência no âmbito contábil, pois o investimento na educação gera retornos ao país. | 
| Palavras-chave: | Pós-graduação Ciências Contábeis Docentes Doutorado.  | 
| Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | 
| Sigla da Instituição: | UFMS | 
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9166 | 
| Data do documento: | 2024 | 
| Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN) ESAN - TCCs - Ciências Contábeis - Bacharelado  | 
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