Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9166
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Geiziane Bento | - |
dc.creator | Barbosa, Gustavo Henrique Shaustz | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T13:59:51Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T13:59:51Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9166 | - |
dc.description.abstract | O investimento em programas de pós-graduação favorece o avanço da contabilidade no âmbito acadêmico e empresarial. Desse modo, torna-se relevante identificar o perfil dos docentes que atuam nesses programas, sob a ótica da teoria do capital humano, a qual explica que o investimento na educação gera retornos à sociedade. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de identificar o perfil dos docentes de pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis no Brasil, no período de 2021 e 2022. Foi realizado um estudo com característica documental e qualitativa, com a utilização da plataforma Lattes para coleta de dados dos docentes; ao todo 371 docentes fizeram parte da amostra. Os resultados apontam que o gênero masculino ainda possui maior predominância. A maioria dos professores cursaram doutorado em instituição pública e participam de projetos de pesquisas. Identificou-se, que a grande parte das pesquisas científicas nos quais esses professores participaram foi publicada em revistas qualificadas com Qualis “A”, o que demonstra qualidade significativa desses estudos. Esta pesquisa contribui para um levantamento das principais características dos docentes de determinados programas, para o desenvolvimento de políticas públicas, bem como contribui para o avanço da ciência no âmbito contábil, pois o investimento na educação gera retornos ao país. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pós-graduação | - |
dc.subject | Ciências Contábeis | - |
dc.subject | Docentes | - |
dc.subject | Doutorado. | - |
dc.title | Perfil dos docentes de programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Emanoel Marcos | - |
dc.description.resumo | O investimento em programas de pós-graduação favorece o avanço da contabilidade no âmbito acadêmico e empresarial. Desse modo, torna-se relevante identificar o perfil dos docentes que atuam nesses programas, sob a ótica da teoria do capital humano, a qual explica que o investimento na educação gera retornos à sociedade. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de identificar o perfil dos docentes de pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis no Brasil, no período de 2021 e 2022. Foi realizado um estudo com característica documental e qualitativa, com a utilização da plataforma Lattes para coleta de dados dos docentes; ao todo 371 docentes fizeram parte da amostra. Os resultados apontam que o gênero masculino ainda possui maior predominância. A maioria dos professores cursaram doutorado em instituição pública e participam de projetos de pesquisas. Identificou-se, que a grande parte das pesquisas científicas nos quais esses professores participaram foi publicada em revistas qualificadas com Qualis “A”, o que demonstra qualidade significativa desses estudos. Esta pesquisa contribui para um levantamento das principais características dos docentes de determinados programas, para o desenvolvimento de políticas públicas, bem como contribui para o avanço da ciência no âmbito contábil, pois o investimento na educação gera retornos ao país. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN) ESAN - TCCs - Ciências Contábeis - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
16693.pdf | 14,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.