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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9133
Tipo: | Dissertação |
Título: | UM OLHAR PARA DENTRO: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA PRESENTE NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA DE MATO GROSSO DO SUL |
Autor(es): | Marcia Helena Messa Longo |
Primeiro orientador: | Miguel Rodrigues de Sousa Neto |
Resumo: | A pesquisa aborda a influência da expressão cultural na literatura contemporânea do Mato Grosso do Sul, considerando suas características identitárias e os elementos formativos presentes nos diversos contextos sociais da região. Inicialmente, discute-se a natureza social dos processos de memória e história, destacando-se sua construção coletiva e sua relação com a identidade individual e coletiva. O estudo aprofunda-se na análise das estratégias discursivas utilizadas para justificar a divisão do Estado, ressaltando a complexidade na construção da identidade regional. A dissertação também investiga a produção literária contemporânea, destacando a diversidade cultural e identitária presente nas obras. Os objetivos específicos incluem a análise das teorias que permeiam os conceitos de memória, identidade, literatura e sociedade no contexto da literatura sul-mato-grossense, além da exploração das implicações da diversidade cultural na representação regional na literatura contemporânea. Além disso, propõe-se a elaboração de sequências didáticas baseadas nas análises literárias das obras, correlacionando-as com a memória e identidade do Mato Grosso do Sul. O percurso metodológico adotado baseou-se no método bibliográfico, utilizando textos teóricos relevantes para embasar as análises e reflexões realizadas ao longo da pesquisa. Cinco obras e cinco autores são analisados mais profundamente, e a partir dessas análises, quatro sequências didáticas foram criadas para facilitar a inserção e o debate de nossa literatura para os alunos sul-mato-grossenses. A guisa de conclusão observamos ao longo desta dissertação, que a literatura ajudou no processo de divisão e na contínua defesa de nossa identidade. Com as análises da literatura contemporânea aqui empreendidas, podemos afirmar que ela ainda exerce esse papel. E se propomos uma decolonialidade que se configura como potência para refletir e modificar estruturas fixas no que diz respeito ao ensino de literaturas, atuando, portanto, na perspectiva crítica da educação, é nosso papel como educadores e pesquisadores propor uma defesa que resgate e acolha as dores históricas deste Estado. Ensinar essa literatura desobediente, com práticas que exercitam o abandono, como descreve Pessanha, práticas transformadoras e libertárias na defesa de bell hooks, entusiasmadas por Paulo Freire, é essencial. Palavras-chave: Memória. Literatura de Mato Grosso do Sul. Identidade. Ensino de Literatura. |
Abstract: | The research addresses the influence of cultural expression on contemporary literature in Mato Grosso do Sul, considering its identity characteristics and the formative elements present in the region's diverse social contexts. Initially, the social nature of memory and history processes is discussed, highlighting their collective construction and their relationship with individual and collective identity. The study delves into the analysis of the discursive strategies used to justify the division of the State, highlighting the complexity in the construction of regional identity. The dissertation also investigates contemporary literary production, highlighting the cultural and identity diversity present in the works. The specific objectives include the analysis of theories that permeate the concepts of memory, identity, literature and society in the context of Mato Grosso do Sul literature, in addition to exploring the implications of cultural diversity in regional representation in contemporary literature. Furthermore, it is proposed to develop didactic sequences based on literary analyzes of the works, correlating them with the memory and identity of Mato Grosso do Sul. The methodological path adopted was based on the bibliographic method, using relevant theoretical texts to support the analyzes and reflections carried out throughout the research. Five works and five authors are analyzed in more depth, and based on these analyses, four didactic sequences were created to facilitate the insertion and debate of our literature for students from Mato Grosso do Sul. By way of conclusion, we observed throughout this dissertation that literature helped in the process of division and in the continuous defense of our identity. With the analyzes of contemporary literature undertaken here, we can affirm that it still plays this role. And if we propose a decoloniality that is configured as a power to reflect and modify fixed structures with regard to the teaching of literature, acting, therefore, from the critical perspective of education, it is our role as educators and researchers to propose a defense that rescues and embraces the historical pains of this State. Teaching this disobedient literature, with practices that exercise abandonment, as described by Pessanha, transformative and libertarian practices in defense of bell hooks, enthusiastic by Paulo Freire, is essential. Keywords: Memory. Literature of Mato Grosso do Sul. Identity. Teaching Literature. |
Palavras-chave: | Digite aqui as palavras-chave de sua Dissertação (até cinco palavras-chave) |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9133 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais |
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