Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorElisa Damasio de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-07-31T15:54:01Z-
dc.date.available2024-07-31T15:54:01Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9109-
dc.description.abstractThis study is linked to the Teacher Training line of research, its study theme is teacher training and the research object is the analysis of the teacher training course of the Pedagogy course at the State University of Northern Paraná-UENP. The general objective is to understand how teacher training is established in the History Teaching Methodology discipline. The research starts from understanding the path of higher education and the Pedagogy course in Brazil, from the developments until we arrive at the current policies that guide higher education in the country, at the same time, understanding that such perspectives have an epistemological framework and a political framework that can be notorious. The questions that guide this dissertation are: Regarding areas of knowledge (fundamentals and practices of Education), how do students on the Pedagogy course consider the bases of their training for the initial years of Elementary School? How do students – future teachers – support their pedagogical practice for teaching specific subjects? How is the subject of History Teaching Methodology developed during graduation and how effective do graduates consider it to be? Having as a research method, that is, orientations and argumentative discussions, it is based on the didactics of history and for theoretical enrichment historical-dialectical materialism, in order to complement the issues surrounding the education of understanding of the world and society. We also analyzed national policies that permeate the educational sphere, in particular the National Curricular Guidelines for the Pedagogy Course. We present the locus of our research, an HEI in the North of Paraná, we present the data obtained through the application with students of the Pedagogy course at this university. The effort of analyzing the data obtained resulted in our dissertation.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professores, metodologia do ensino de História e História-
dc.titleFORMAÇÃO DE PROFESSORES PEDAGOGOS: CONCEPÇÕES SOBRE HISTÓRIA E O ENSINO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Natalia Cristina de Oliveira-
dc.description.resumoEste estudo, vinculado à linha de pesquisa de Formação de Professores, tem como temática de estudo a formação de professores e como objeto de pesquisa a análise da formação de professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP. Objetivo geral é compreender como se estabelece a formação de professores na disciplina de Metodologia do Ensino de História. A pesquisa parte da compreensão do percurso do ensino superior e do curso de Pedagogia no Brasil, seus desdobramentos até chegarmos às políticas atuais que norteiam o curso superior no país, ao mesmo tempo, compreende-se que tais perspectivas possuem um marco epistemológico e um marco político que podem ser notórios. As questões que norteiam esta dissertação, no que tange às áreas de conhecimento (fundamentos e práticas da Educação) são: Como os estudantes do curso de Pedagogia, consideram as bases de sua formação para os anos iniciais do Ensino Fundamental? Como os estudantes — futuros professores — respaldam sua prática pedagógica para o ensino de disciplinas específicas? Como a disciplina de Metodologia do Ensino de História é desenvolvida durante a graduação e quão efetiva os formandos a consideram? Tendo como método de pesquisa, ou seja, as orientações e discussões argumentativas, têm como base a didática da história e para enriquecimento teórico o materialismo histórico-dialético, a fim de complementar as questões em torno na educação da compreensão de mundo e de sociedade. Também analisamos as políticas nacionais que permeiam o âmbito educacional, em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Apresentamos o Lócus de nossa pesquisa uma IES no Norte do Paraná, expomos os dados obtidos por meio da aplicação com os alunos do curso de Pedagogia desta universidade. Por fim, os esforços das análises dos dados obtidos resultaram nesta dissertação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação_ElisaDamasio_Formação_de_professores_pedagogos_.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.