Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9058
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relato de experiência e revisão da literatura sobre o benefício do uso de ilustrações para o processo de ensino-aprendizagem |
Autor(es): | |
Primeiro orientador: | CAMILA AOKI |
Resumo: | O uso de imagens é amplamente empregado no ensino de diferentes disciplinas curriculares, auxiliando na compreensão e participação dos alunos, além de estimular a imaginação, a criatividade e a capacidade crítica. Com a utilização das formas visuais, os estudantes acabam tendo mais aproveitamento durante as aulas, pois, o cérebro processa e fixa mais rapidamente e por mais tempo do que somente através da utilização de textos e explicação oral, também, em média 65% por estudantes são aprendizes visuais, que se beneficiam mais com a utilização das imagens, porém, além de somente pontos positivos, temos que observar os pontos negativos, como por exemplo, a falta de material para essas práticas, e o tempo que demanda para a preparação das aulas. As práticas pedagógicas que utilizam imagens tendem a ser mais atrativas, promovendo discussões e participação dos estudantes. Um fator importante é aproximar os alunos da realidade em que estão inseridos, já que muitas vezes os materiais didáticos apresentam imagens que não são familiares aos alunos, dificultando a compreensão e a assimilação dos conteúdos. Uma maneira eficaz de trabalhar com ferramentas artísticas nas aulas de ciências e biologia é utilizar a ilustração. É essencial que os alunos estejam em um ambiente onde o lápis e o papel façam parte dos recursos disponíveis. |
Abstract: | The use of images is widely used in the teaching of different curricular disciplines, assisting in the understanding and participation of students, in addition to stimulating imagination, creativity and critical capacity. With the use of visual forms, students end up having more use during classes, because the brain processes and fixes more quickly and for a longer time than only through the use of texts and oral explanation, also, on average 65% by students are visual learners, who benefit more from the use of images, however, in addition to only positive points, we have to observe the negative points, such as the lack of material for these practices, and the time it requires for the preparation of classes. Pedagogical practices that use images tend to be more attractive, promoting discussions and student participation. An important factor is to bring students closer to the reality in which they are inserted, since often the didactic materials present images that are not familiar to the students, making it difficult to understand and assimilate the contents. An effective way to work with artistic tools in science and biology classes is to use illustration. It is essential that students are in an environment where pencil and paper are part of the available resources. |
Palavras-chave: | 1.Aprendizagem Visual. 2 Educação criativa. 3. Ensino de Ciências. 4 Ilustração |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9058 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura (CPAQ) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
13667.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.