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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9048
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Stelamara Souza Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T18:28:09Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T18:28:09Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9048 | - |
dc.description.abstract | This research was developed from a teacher training initiative with teachers from the municipality of Mineiros-GO, aiming to analyze a continuous teacher training program for the integration of digital technologies into the mathematics curriculum in the final years of Elementary School. The problem addressed in this doctoral thesis was to answer: what strategies do teachers employ in their teaching practice to integrate digital technologies into the mathematics curriculum, through a continuous training process during the pandemic? Based on this question, the data for this thesis were collected during the 2021 school year, amidst the pandemic, through a continuous training program involving six teacher-partners in the research. Meetings were conducted via Google Meet to raise and analyze issues/possibilities from their school contexts, focusing on action-reflection-training movements, constituting a research-training-integration process. The actions were recorded on the Google Meet platform for data collection purposes. This analysis is presented in this thesis as narratives, recounting processes experienced by the researcher-trainer, analyzing the use and relationships of digital technologies based on dialogues in collective meetings and planning sessions, guided by studies on complex thinking, research-training, and digital technology integration into the curriculum. Through narrative analysis, we present the ways in which teachers utilized digital technologies to teach mathematics, as well as the relationships they established between usage and training action. The training process highlighted that teachers experienced action, training, and reflection movements, and that being together with teacher-partners during continuous training enabled a transformation in pedagogical practice for teachers, as well as a self-formative process for the trainer-teacher. In this context, teacher training represents intertwined threads woven as we walk the path. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | . | - |
dc.title | FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS A CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: tessituras possíveis em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Suely Scherer | - |
dc.description.resumo | RESUMO Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma ação de formação com professores do município de Mineiros/GO, com o objetivo de analisar uma ação de formação continuada de professores para processos de integração de tecnologias digitais ao currículo de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A problemática desta tese de doutorado consistiu em responder: Que movimentos professores constituem em sua prática docente para integrar tecnologias digitais ao currículo de matemática a partir de um processo de formação continuada durante a pandemia? A partir dessa questão, os dados foram produzidos durante o ano letivo de 2021, em período pandêmico, sendo desenvolvido uma ação de formação continuada com seis professores-parceiros da pesquisa, cujos encontros foram realizados via Google Meet, para levantar/analisar questões/possibilidades a partir de seus contextos de trabalho na escola em movimentos de formação-ação-reflexão, consistindo em uma pesquisa-formação-integração. As ações foram gravadas na plataforma Google Meet para constituição dos dados. Essa análise é apresentada como narrativas, que contam sobre processos vivenciados pela pesquisadora- formadora, analisando usos e relações de usos de tecnologias digitais a partir dos diálogos nos encontros coletivos e de planejamento, orientada a partir de estudos sobre o pensamento complexo, pesquisa-formação e integração de tecnologias digitais ao currículo. A partir de uma análise narrativa, foram apresentados os usos que os professores fizeram de tecnologias digitais para ensinar matemática, bem como as relações que eles estabeleceram do uso com a ação de formação. O processo formativo evidenciou que os professores vivenciaram movimentos de ação, formação e reflexão e que o “estar junto” com professores-parceiros durante a formação continuada possibilitou transformação da prática pedagógica de professores e ainda um processo autoformativo da professora-formadora. Nesse contexto, a formação de professores são tessituras que se fazem no caminhar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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