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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9033
Tipo: | Dissertação |
Título: | ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA SURDOS: SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL E IDENTITÁRIA DO SUJEITO SURDO NOS ESTUDOS CULTURAIS |
Autor(es): | ANDREZA SALES FERREIRA |
Primeiro orientador: | Helen Paola Vieira Bueno |
Resumo: | Esta pesquisa, retrata da importância do atendimento nas salas de recursos multifuncionais para pessoas surdas que usam a língua de sinais para a construção de identidade e cultura dos alunos frequentadores e atuantes desse espaço e os estudos culturais. Como parte dos procedimentos metodológicos e objetivos pretende-se por meio de uma pesquisa qualitativa de pesquisa-ação para verificar o papel do AEE para alunos surdos na construção de vida dos alunos surdos. Com a busca de entender as práticas educativas no contexto dialógico, foram utilizados aportes teóricos variados voltados para a temática e legislações vigentes. Esta pesquisa está fundamentada por autores que abordam sobre os campos dos estudos culturais, a saber: Ferreras (1999), Cevasco (2003), Bhabha (1998), Kassar (2003), Mazzotta (2009), entre outros. E outros nos campos dos estudos surdos: Lodenir Karnopp (2004), Ronice Quadros (1997, 2003), Lucinda Ferreira Brito (1993), Gladis Perlin (2004), Paddy Ladd (2018), Gesser (2009), Gianotto (2020) e diversos outros. Com vistas a subsidiar, ampliar e otimizar discussões que se baseiam no campo dos Estudos Culturais, Pós-Coloniais, processos de construção histórico-cultural, identitário e práticas de escolarização dos estudantes surdos que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recursos Multifuncional para acesso à Libras, a língua portuguesa e demais contextos, para que se divulgue no meio acadêmico a sua relevância. Palavras-chave: Sala de Recursos em LIBRAS; construção histórico-cultural; Atendimento Educacional Especializado; surdo, Estudos Culturais. |
Abstract: | This research portrays the importance of providing services in multifunctional resource rooms for deaf people who use sign language for the construction of identity and culture of students attending and working in this space and cultural studies. As part of the methodological procedures and objectives, we intend to use a qualitative action research study to verify the role of AEE for deaf students in building the lives of deaf students. In order to understand educational practices in the dialogical context, varied theoretical contributions focused on the theme and current legislation were used. This research is based on authors who address the fields of cultural studies, namely: Ferreras (1999), Cevasco (2003), Bhabha (1998), Kassar (2003), Mazzotta (2009), among others. And others in the fields of deaf studies: Lodenir Karnopp (2004), Ronice Quadros (1997, 2003), Lucinda Ferreira Brito (1993), Gladis Perlin (2004), Paddy Ladd (2018), Gesser (2009), Gianotto (2020) and several others. With a view to subsidizing, expanding and optimizing discussions that are based on the field of Cultural and Post-Colonial Studies, processes of historical-cultural and identity construction and schooling practices of deaf students who attend the Specialized Educational Service (AEE) in the Resource Room Multifunctional for access to Libras, the Portuguese language and other contexts, so that its relevance can be disseminated in the academic world. Keywords: Resource Room in LIBRAS; historical-cultural construction; Specialized Educational Service; deaf, Cultural Studies. e aqui o abstract/resúmen de sua dissertação |
Palavras-chave: | Digite aqui as palavras-chave de sua Dissertação (até cinco palavras-chave) |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9033 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais |
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