Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9025
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Currículo e pedagogia cultural: masculinidades conservadoras em artefatos midiáticos críticos ao personagem Ken do filme da Barbie (2023)
Autor(es): SIDNEY FERREIRA DA SILVA
Primeiro orientador: TIAGO DUQUE
Resumo: Esta pesquisa de caráter qualitativo e perspectiva pós-crítica tem o intuito de analisar o currículo e a pedagogia cultural das masculinidades conservadoras em artefatos midiáticos no YouTube que apresentam críticas ao personagem Ken do filme da Barbie (2023). O método utilizado foi o da etnografia digital. Através de uma imersão on-line no YouTube, incluindo vídeos (artefatos) postados e comentários da audiência, foram selecionados quatro artefatos midiáticos de homens que fizeram críticas ao personagem Ken do filme da Barbie (2023). Foi constatado que, cada um desses artefatos apresenta informações, saberes e sentimentos que compuseram certo currículo – um conjunto de conhecimentos ordenados sob um viés conservador sobre a masculinidade. Além disso, ao se tratar de pedagogia cultural, esses vídeos e seus comentários fizeram considerações a respeito de um imaginário de uma masculinidade ideal, que, pedagogicamente, se opõe a diversidade étnica, diversidade corporal e a mudanças sociais e culturais da sociedade. Conclui-se que, em uma perspectiva sexista e crítica generalizada ao feminismo, o currículo e a pedagogia cultural desses artefatos buscam difundir uma oposição a uma mudança estrutural em ambientes que eram dominados por homens no passado.
Abstract: This qualitative research with a post-critical perspective aims to analyze the curriculum and cultural pedagogy of conservative masculinities in media artifacts on YouTube that criticize the character Ken from the Barbie film (2023). The method used was digital ethnography. Through an online immersion on YouTube, including posted videos (artifacts) and audience comments, four media artifacts were selected from men who criticized the character Ken from the Barbie film (2023). It was found that each of these artifacts presents information, knowledge and feelings that made up a certain curriculum – a set of knowledge organized under a conservative bias about masculinity. Furthermore, when dealing with cultural pedagogy, these videos and their comments made considerations regarding an imaginary ideal of masculinity, which, pedagogically, opposes ethnic diversity, bodily diversity and social and cultural changes in society. It is concluded that, from a sexist perspective and widespread criticism of feminism, the curriculum and cultural pedagogy of these artifacts seek to spread opposition to structural change in environments that were dominated by men in the past.
Palavras-chave: Currículo
Pedagogia Cultural
Conservador
Masculinidades
Filme da Barbie (2023)
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9025
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Bacharelado (FACH)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.