Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9018
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes. |
Autor(es): | LUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUZA |
Primeiro orientador: | MIRELLA VILLA DE ARAUJO TUCUNDUVA DA FONSECA |
Resumo: | Este artigo explora o potencial de abordagens lúdicas e tecnológicas no ensino de História para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no ensino fundamental. A série literária "Percy Jackson e os Olimpianos" e sua continuação, "Os Heróis do Olimpo", são analisadas como ferramentas pedagógicas eficazes para promover a aprendizagem ativa e significativa nesses alunos. A pesquisa destaca como a narrativa mitológica, os elementos históricos e culturais presentes nas obras, bem como a temática da diversidade, inclusão e superação de desafios, podem ser explorados para engajar e motivar os alunos com TDAH. O estudo também aborda os desafios da inclusão desses alunos em salas de aula regulares e as barreiras à adoção de práticas pedagógicas inovadoras, sugerindo a formação continuada de professores e o investimento em infraestrutura tecnológica como soluções. |
Abstract: | This article discusses the importance of using playful and technological approaches in teaching History to students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in basic education. The literary series "Percy Jackson and the Olympians" and its sequel, "The Heroes of Olympus," are presented as effective pedagogical tools to promote active and meaningful learning in these students, exploring mythological, historical, and cultural elements, as well as addressing issues such as diversity, inclusion, and overcoming challenges. The study also discusses the challenges of including students with ADHD in regular classrooms and the barriers to adopting innovative pedagogical practices, proposing solutions such as continuing teacher education and investment in technological infrastructure. |
Palavras-chave: | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) Ensino de História Ludicidade Tecnologia Literatura Infanto-Juvenil Inclusão Ensino Fundamental |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9018 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | História - Licenciatura (FACH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
6900.pdf | 222,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.