Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9012
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A contribuição da Residencia pedagógica na formação de professores de Física segundo a análise de artigos sobre relatos de experineica
Autor(es): BÁRBARA BORGES ROSA
Primeiro orientador: MARIA INES DE AFFONSECA JARDIM
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) investigou a relevância e os desafios do programa de residência pedagógica no contexto do ensino de física, utilizando uma abordagem analítica para compreender sua contribuição para a formação inicial de professores. Através da análise de dez artigos e monografias selecionados sendo dois Trabalhos de Conclusão de Curso e oito artigos, abordando diversas experiências e reflexões sobre a residência pedagógica, foram identificadas temáticas recorrentes, metodologias utilizadas e referenciais teóricos empregados. A pesquisa destacou a importância da residência pedagógica como uma oportunidade de integração entre teoria e prática, promovendo o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e o aprimoramento da formação docente. Além disso, foram discutidos os desafios enfrentados pelos programas de residência, como a necessidade de garantir a interdisciplinaridade, o uso de tecnologiaseducacionais e a promoção da justiça social. Por fim, o estudo ressaltou a importânciade uma formação continuada e reflexiva para os professores, visando a melhoria da qualidade do ensino de física e a promoção de uma educação mais equitativa e inclusivano contexto brasileiro.
Abstract: The present undergraduate thesis investigated the relevance and challenges of the pedagogical residency program in the context of physics education, using an analytical approach to understand its contribution to initial teacher training. Through the analysis of ten selected articles and monographs addressing various experiences and reflections on pedagogical residency, recurring themes, methodologies, and theoretical frameworks were identified. The research highlighted the importance of pedagogical residency as an opportunity for integration between theory and practice, promoting the development of pedagogical skills and enhancing teacher training. Additionally, the challenges faced by residency programs were discussed, such as the need to ensure interdisciplinary approach es, the use of educational technologies, and the promotion of social justice Finally, the study emphasized the importance of ongoing reflective professional development for teachers, aiming to improve the quality of physics education andpromote more equitable and inclusive education in the Brazilian context. Keywords: Pedagogical residency program, Physics teaching.
Palavras-chave: Programa de Residência pedagógica
Ensino de física.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9012
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Física - Licenciatura (INFI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
14696.pdf439,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.