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Tipo: Tese
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA:ANÁLISE DA BNC-FORMAÇÃO INICIAL
Autor(es): Aline Cristina Santana Rossi
Primeiro orientador: Celia Beatriz Piatti
Resumo: A presente tese, na área da Educação, é instrumento por meio do qual abordamos a problemática referente às orientações para a Formação de Professores a partir do que está presente no documento que estabelece a Base Nacional Comum Curricular para a Formação Inicial de Professores – BNC-Formação Inicial. Nosso objeto, desse modo, é a formação de professores e o caso empírico analisado diz respeito ao supracitado documento. Investigamos como o fenômeno ideológico se apresenta na formação proposta nesse dispositivo legal orientador. Nosso objetivo geral foi pesquisar, histórica e cientificamente, as articulações que se estabelecem entre educação e ideologia na formação de professores a partir da análise da BNCFormação Inicial. A teoria educacional e pedagógica que estrutura nossas análises é a Pedagogia Histórico-Crítica que defende a educação escolar pública e o trabalho educativo dos professores a partir da perspectiva humanista que entende o ser humano enquanto ser histórico, social e multidimensional. Realizamos, portanto, análise bibliográfica imanente das categorias educação, educação escolar, formação de professores e ideologia. Além disso, realizamos análise documental crítica a respeito do dispositivo legal aqui em debate. A pesquisa permitiu compreender e revelar que a ideologia não pode ser encarada apenas como sinônimo de ideias falsas e enganosas. É preciso analisar o fenômeno ideológico perante a sua função em orientar a prática social mediante um conflito que atinja a totalidade de uma formação social. Nesse aspecto, nenhum documento legal se faz “neutro” perante a sociedade em que se manifesta. Os grupos empresariais dominantes intentam uma formação de professores esvaziadas de conteúdo e que reduzem o trabalho educativo apenas a questões praticistas e utilitaristas do cotidiano e do senso comum, reduzindo professores a “aplicadores” de materiais didáticos elaborados por grandes grupos econômicos. Na contramão desse entendimento, explicitamos a necessidade de defesa de uma sólida formação de professores que possibilite compreender a realidade social para além de suas aparências com vistas à defesa dos seres humanos que são nossos alunos e para que ocorra o desenvolvimento de suas funções psíquicas e intelectuais. A formação de professores apontada pela BNC-Formação Inicial implica um projeto formativo que se rende ao mercado e suas demandas. Na contramão dessa perspectiva, defendemos nossa tese, portanto, no sentido de que um projeto de formação de professores que esteja eticamente comprometido com o desenvolvimento humano das individualidades precisa valorizar e se fundamentar na Razão Pedagógica Crítica, entendendo a Pedagogia como ciência que possui como objeto a prática educativa em sua multidimensionalidade processual.
Abstract: This thesis, in the area of Education, is an instrument through which we address the issue regarding guidelines for Teacher Training based on what is present in the document that establishes the National Common Curricular Base for Initial Teacher Training – BNC- Initial formation. Our object, therefore, is teacher training and the empirical case analyzed concerns the aforementioned document. We investigated how the ideological phenomenon presents itself in the formation proposed in this guiding legal provision. Our general objective was to research, historically and scientifically, the connections that are established between education and ideology in teacher training based on the analysis of BNC-Initial Training. The educational and pedagogical theory that structures our analyzes is Historical-Critical Pedagogy, which defends public school education and the educational work of teachers from a humanist perspective that understands the human being as a historical, social and multidimensional being. We therefore carried out an immanent bibliographic analysis of the categories education, school education, teacher training and ideology. Furthermore, we carried out a critical documentary analysis regarding the legal provision under debate here. The research allowed us to understand and reveal that ideology cannot be seen simply as a synonym for false and misleading ideas. It is necessary to analyze the ideological phenomenon in light of its function in guiding social practice through a conflict that affects the entirety of a social formation. In this aspect, no legal document is “neutral” towards the society in which it is expressed. The dominant business groups intend to train teachers that are devoid of content and that reduce educational work only to practical and utilitarian issues of everyday life and common sense, reducing teachers to “applicators” of teaching materials prepared by large economic groups. Contrary to this understanding, we explain the need to defend solid teacher training that makes it possible to understand social reality beyond its appearances with a view to defending the human beings who are our students and for the development of their psychic and intellectual functions to occur. . The teacher training recommended by BNC-Formação Inicial implies a training project that surrenders to the market and its demands. Contrary to this perspective, we defend our thesis, therefore, in the sense that a teacher training project that is ethically committed to the human development of individualities needs to value and be based on Critical Pedagogical Reason, understanding Pedagogy as a science that has as its object educational practice in its procedural multidimensionality.
Palavras-chave: .
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8995
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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