Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8991
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FOTOGRAFIA E FOTOPERFORMANCE: ARTE COMO REPRESENTATIVIDADE E VISIBILIDADE PARA MULHERES LBT
Autor(es): ÁGATHA SILVA SCAFF GONÇALVES
Primeiro orientador: VENISE PASCHOAL DE MELO
Resumo: Este presente estudo se baseia na análise e produção de trabalhos focados na Fotografia artística e fotoperformance inseridos na Arte Contemporânea e a relação desses meios artísticos com a comunidade e movimento LBT. Dessa forma, foram utilizadas as artistas Paola Paredes, Berenice Abbott e Catherine Opie como referências estéticas. E como teóricas diante do Feminismo negro, foram utilizadas as teóricas Audre Lorde, Grada Kilomba, bell hooks, e Marcia Tiburi. A metodologia para a construção de conhecimento foi a partir do levantamento bibliográfico e elaboração de texto a respeito da Arte Contemporânea, da Fotografia, da Fotoperformance, e também, brevemente, da Teoria Feminista, com a finalidade de referenciar e produzir embasamento para a realização de uma produção artística coletiva. A intenção foi produzir Fotoperformances com o auxílio de voluntárias LBT de Campo Grande, que utilizando a realidade aumentada, demonstrou como estas tiveram que se moldar para caber na sociedade, e como elas realmente se sentem representadas. A necessidade da produção artística nesse tema, se deu pela oportunidade de dar voz às mulheres da comunidade LGBTQIAPN+, além de utilizar a arte como mediação para um debate acerca do feminismo e pertencimento das mulheres LBT.
Abstract: Este presente estudo se baseia na análise e produção de trabalhos focados na Fotografia artística e fotoperformance inseridos na Arte Contemporânea e a relação desses meios artísticos com a comunidade e movimento LBT. Dessa forma, foram utilizadas as artistas Paola Paredes, Berenice Abbott e Catherine Opie como referências estéticas. E como teóricas diante do Feminismo negro, foram utilizadas as teóricas Audre Lorde, Grada Kilomba, bell hooks, e Marcia Tiburi. A metodologia para a construção de conhecimento foi a partir do levantamento bibliográfico e elaboração de texto a respeito da Arte Contemporânea, da Fotografia, da Fotoperformance, e também, brevemente, da Teoria Feminista, com a finalidade de referenciar e produzir embasamento para a realização de uma produção artística coletiva. A intenção foi produzir Fotoperformances com o auxílio de voluntárias LBT de Campo Grande, que utilizando a realidade aumentada, demonstrou como estas tiveram que se moldar para caber na sociedade, e como elas realmente se sentem representadas. A necessidade da produção artística nesse tema, se deu pela oportunidade de dar voz às mulheres da comunidade LGBTQIAPN+, além de utilizar a arte como mediação para um debate acerca do feminismo e pertencimento das mulheres LBT.
Palavras-chave: Fotografia
Fotoperformance
Feminismo
Mulheres LBT
Arte Contemporânea.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8991
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Hab. em Artes Plásticas - Bacharelado (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
574.pdf98,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.