Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8991
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | FOTOGRAFIA E FOTOPERFORMANCE: ARTE COMO REPRESENTATIVIDADE E VISIBILIDADE PARA MULHERES LBT |
Autor(es): | ÁGATHA SILVA SCAFF GONÇALVES |
Primeiro orientador: | VENISE PASCHOAL DE MELO |
Resumo: | Este presente estudo se baseia na análise e produção de trabalhos focados na Fotografia artística e fotoperformance inseridos na Arte Contemporânea e a relação desses meios artísticos com a comunidade e movimento LBT. Dessa forma, foram utilizadas as artistas Paola Paredes, Berenice Abbott e Catherine Opie como referências estéticas. E como teóricas diante do Feminismo negro, foram utilizadas as teóricas Audre Lorde, Grada Kilomba, bell hooks, e Marcia Tiburi. A metodologia para a construção de conhecimento foi a partir do levantamento bibliográfico e elaboração de texto a respeito da Arte Contemporânea, da Fotografia, da Fotoperformance, e também, brevemente, da Teoria Feminista, com a finalidade de referenciar e produzir embasamento para a realização de uma produção artística coletiva. A intenção foi produzir Fotoperformances com o auxílio de voluntárias LBT de Campo Grande, que utilizando a realidade aumentada, demonstrou como estas tiveram que se moldar para caber na sociedade, e como elas realmente se sentem representadas. A necessidade da produção artística nesse tema, se deu pela oportunidade de dar voz às mulheres da comunidade LGBTQIAPN+, além de utilizar a arte como mediação para um debate acerca do feminismo e pertencimento das mulheres LBT. |
Abstract: | Este presente estudo se baseia na análise e produção de trabalhos focados na Fotografia artística e fotoperformance inseridos na Arte Contemporânea e a relação desses meios artísticos com a comunidade e movimento LBT. Dessa forma, foram utilizadas as artistas Paola Paredes, Berenice Abbott e Catherine Opie como referências estéticas. E como teóricas diante do Feminismo negro, foram utilizadas as teóricas Audre Lorde, Grada Kilomba, bell hooks, e Marcia Tiburi. A metodologia para a construção de conhecimento foi a partir do levantamento bibliográfico e elaboração de texto a respeito da Arte Contemporânea, da Fotografia, da Fotoperformance, e também, brevemente, da Teoria Feminista, com a finalidade de referenciar e produzir embasamento para a realização de uma produção artística coletiva. A intenção foi produzir Fotoperformances com o auxílio de voluntárias LBT de Campo Grande, que utilizando a realidade aumentada, demonstrou como estas tiveram que se moldar para caber na sociedade, e como elas realmente se sentem representadas. A necessidade da produção artística nesse tema, se deu pela oportunidade de dar voz às mulheres da comunidade LGBTQIAPN+, além de utilizar a arte como mediação para um debate acerca do feminismo e pertencimento das mulheres LBT. |
Palavras-chave: | Fotografia Fotoperformance Feminismo Mulheres LBT Arte Contemporânea. |
País: | null |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8991 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Artes Visuais - Hab. em Artes Plásticas - Bacharelado (FAALC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
574.pdf | 98,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.