Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8985
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | MOBILIDADE COMO QUALIDADE DE VIDA: Proposta de Intervenção na Rua Jamil Basmage, Campo Grande. |
Autor(es): | THALYA ALVES COIMBRA |
Primeiro orientador: | CYNTHIA DE SOUZA SANTOS |
Resumo: | Com a sobrecarga dos sistemas urbanos causados pelo crescimento desordenado populacional, as cidades enfrentam dificuldades em manter uma infraestrutura de qualidade que atenda as necessidades dos cidadãos. Na tentativa de amenizar estes problemas, alguns bairros são mais equipados do que outros, ocasionando em um déficit de equipamentos públicos em determinadas regiões e alta demanda da mobilidade urbana. Tendo em vista essa problemática, é proposto um projeto de intervenção com foco na mobilidade urbana na Rua Jamil Basmage, em Campo Grande/MS. O projeto é baseado nos conceitos discutidos por Jane Jacobs, Jan Gehl e Raquel Rolnik, além das sugestões da prefeitura e da consulta à população. É esperado que o modo de locomoção motorizado individual não seja o principal meio de deslocamento e que o uso de modos ativos e coletivos sejam estimulados. |
Abstract: | With the overload of urban systems caused by disorderly population growth, cities face difficulties in maintaining quality infrastructure that meets the needs of citizens. In an attempt to alleviate these problems, some neighborhoods are better supplied than others, resulting in a deficit of public facilities in certain regions and a high demand for urban mobility. In view of this problem, an intervention project focusing on urban mobility is proposed on Jamil Basmage Street, in Campo Grande/MS. The project is based on concepts developed by Jane Jacobs, Jan Gehl and Raquel Rolnik, in addition to suggestions from the prefecture and consultation with the population. It is expected that the automobile will not be the main transport mode choice and that the use of active and collective modes will be encouraged. |
Palavras-chave: | mobilidade urbana caminhabilidade mobilidade ativa deslocamento não motorizado intervenção urbana. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8985 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado (FAENG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
5818.pdf | 64,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.