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Tipo: Dissertação
Título: O ENSINO DE BIOLOGIA E A INCLUSÃO ESCOLAR: O OLHAR DE UMA PROFESSORA/PESQUISADORA
Autor(es): Leni Coleti Novaes Gomes Cerqueira
Primeiro orientador: Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
Resumo: A presente investigação está vinculada à linha de pesquisa Educação, Infâncias e Diversidades, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, e foi desenvolvida no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI). Teve por objetivo compreender como professores de Biologia da rede estadual de um município do Estado de São Paulo ensinam a partir do que conhecem sobre inclusão escolar. Participaram da pesquisa três professoras de Biologia da rede Estadual de ensino, todas pertencentes à Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema-SP. Para a produção dos dados, foram organizadas duas rodas de conversas pelo Google Meet. Os dados produzidos foram tratados a partir de uma análise interpretativa que se deu por meio da construção de narrativas. Pelo estudo dos dados foi possível concluir que as professoras de Biologia participantes da pesquisa apresentam dúvidas sobre a concepção inclusiva da educação e compreendem a inclusão como a inserção de alunos público-alvo da Educação Especial na escola comum. Diante de tal entendimento, na maior parte das vezes as professoras adaptam atividades para determinados estudantes, o que consideramos ser uma prática excludente, uma vez que o ensino inclusivo se dá a partir de atividades variadas para todos, não adaptadas para alguns. Também foi possível notar que as professoras realizam a adaptação das atividades porque estão convictas de que essa é a melhor prática e acabam planejando suas aulas a partir das formações que recebem da rede de ensino. Assim, elas organizam as aulas para alguns alunos e depois adaptam para outros - que são os alunos da Educação Especial. Apesar dessas professoras associarem a inclusão a apenas determinados alunos, no caso os que compõem o público-alvo da Educação Especial, na prática, quando elas não direcionam suas ações para um determinado público, conseguem desenvolver um ensino em que todo mundo possa participar, do seu modo, segundo sua capacidade. As professoras de Biologia sentem necessidade de formação continuada em inclusão e um melhor alinhamento da gestão escolar e secretarias de Educação a fim de que essas instâncias maiores se alinhem aos princípios inclusivos e conheçam os desafios reais de cada escola.
Abstract: The present investigation is linked to the research line “Education, Childhoods, and Diversities” within the Stricto Sensu Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas. It was conducted at the Center for Studies and Research in Inclusion (NEPI). The objective was to understand how Biology teachers in the state education system of a municipality in the State of São Paulo teach based on their knowledge of school inclusion. The study involved three Biology teachers from the State Education network, all affiliated with the Teaching Department of Mirante do Paranapanema-SP. Data was collected through two discussion rounds via Google Meet and analyzed interpretatively through narrative construction. From the data study, it was possible to conclude that the participating Biology teachers have doubts about the inclusive concept of education. They perceive inclusion as merely integrating special education target students into regular schools. Often, this leads to adapting activities for specific students, which we consider an exclusive practice. Inclusive teaching should involve varied activities for all, not adaptations for some. Additionally, the teachers adapt activities because they believe it’s the best practice, influenced by their training from the education network. Consequently, they plan lessons for some students and then adapt them for others, specifically students in Special Education. Despite associating inclusion only with certain students (those within the Special Education target group), in practice, when teachers don’t target specific groups, they can develop teaching that allows everyone to participate according to their abilities. The biology teachers express a need for ongoing training in inclusion and better alignment between school management and education secretaries so that these higher bodies align with inclusive principles and understand each school’s real challenges.
Palavras-chave: Educação Especial
Formação de professores
Narrativas.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8981
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

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