Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8963
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dc.creatorAna Luiza Benato e Silva-
dc.date.accessioned2024-07-06T15:32:41Z-
dc.date.available2024-07-06T15:32:41Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8963-
dc.description.abstractThe right to a specific degree that aims to graduate indigenous teachers to work in their respective communities is a very recent achievement. That said, the research in question aimed to analyze the identity constitutions followed by indigenous female academics, enrolled in the Licenciatura Plena Intercultural Indígena course, offered by the Federal University of Mato Grosso do Sul on the Aquidauana Campus (CPAQ). In this sense, we employed the use of semi-structured interviews, thus enabling the subjects to talk about their experiences. Furthermore, the theoretical basis came from a bibliographical review of Foucauldian references and the achievement of the “state of the art” of studies on the topic. Therefore, analyzing the process of subjectivation of the research subjects in question makes it possible to understand, in part, their life stories and identities. The results showed that the identity constitutions followed by indigenous women academics are intrinsically linked with the social markers of difference highlighted in the field and discussed in their personal and academic experiences. Such as the discourses linked to evangelical religiosity found in their narratives, as well as motherhood, motherhood and their implications for the choice of course and their academic trajectories. We can also see that the Indigenous Intercultural Full Degree course is extremely relevant in the process of affirming the gender, ethnic and educational identities of the subjects of this research. It was also possible to observe the importance and relevance of indigenous women for the CPAQ village process and, consequently, the process of valuing indigenous cultures in the most diverse spaces. Keywords: Indigenous women. Identity constitutions. Licenciatura Plena Intercultural Indígena-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.Mulheres indígenas-
dc.titleMULHERIZANDO E INDIGENIZANDO A EDUCAÇÃO: os marcadores sociais da diferença no Curso de Licenciatura Plena Intercultural Indígena (CPAQ/UFMS)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marcelo Victor da Rosa-
dc.description.resumoO direito a uma licenciatura específica que visa graduar professoras e professores indígenas para atuarem em suas respectivas comunidades é uma conquista muito recente. Posto isto, a pesquisa em questão teve como objetivo analisar as constituições identitárias percorridas pelas acadêmicas indígenas mulheres, matriculadas no curso de Licenciatura Plena Intercultural Indígena “Povos do Pantanal”, ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Campus de Aquidauana (CPAQ). Nesse sentido, empregamos o uso de entrevistas semiestruturadas, possibilitando, assim, que as sujeitas discorressem sobre suas experiências. Ademais, o embasamento teórico se deu a partir de uma revisão bibliográfica de referenciais foucaultianos e da realização do “estado da arte” de estudos sobre o tema. Diante disso, analisar o processo de subjetivação das sujeitas da pesquisa em questão, faz com que seja possível compreender, em parte, suas histórias de vidas e identidades. Os resultados sinalizaram que as constituições identitárias percorridas pelas acadêmicas indígenas mulheres estão intrinsecamente ligadas com os marcadores sociais da diferença saltados no campo e discorridos em suas experiências pessoais e acadêmicas. Tais quais, os discursos atrelados a religiosidade evangélica encontradas em suas narrativas, assim como a maternidade, o maternar e seus desdobramentos para a escolha do curso e para as suas trajetórias acadêmicas. Assim como podemos observar que o curso de Licenciatura Plena Intercultural Indígena exerce extrema relevância no processo de afirmação das identidades de gênero, etnia e de escolaridade das sujeitas desta pesquisa. Também foi possível observar a importância e relevância das mulheres indígenas para o processo de aldeamento do CPAQ e por consequência, do processo de valorização das culturas indígenas nos mais diversos espaços. Palavras-chave: Mulheres indígenas. Constituições identitárias. Licenciatura Plena Intercultural Indígena.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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