Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8962
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: VENDAS ONLINE EM MATO GROSSO DO SUL E BRASIL E ALTERAÇÕES RECENTES NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, 2017-2023
Autor(es): LUCAS KENZO TAKAGI NACAO
Primeiro orientador: ADRIANO MARCOS RODRIGUES FIGUEIREDO
Resumo: O impacto da pandemia de COVID-19 transformou a vida em várias facetas, alterando dinâmicas sociais e econômicas em todo o mundo. No Brasil, o setor do e- commerce foi particularmente afetado positivamente por assim dizer, experimentando um crescimento exponencial, ao mesmo tempo em que enfrentava novos desafios. Este trabalho objetiva analisar as múltiplas facetas do impacto da pandemia no comércio eletrônico brasileiro, focando em aspectos como o aumento nas vendas online, mudanças nos métodos de pagamento e comportamento do consumidor, no período 2017-2023. O estudo se fundamenta em análises de dados, estudos de caso e pesquisas anteriores para oferecer uma visão abrangente dos desafios e oportunidades que moldaram o e-commerce brasileiro durante este período crítico. Os dados indicam que, apesar dos obstáculos enfrentados, o período de pandemia também trouxe inovações e oportunidades para o setor. As conclusões do estudo visam analisar, estudar e comparar dados para um melhor entendimento do que como foi o e-commerce brasileiro durante a pandemia.
Abstract: The impact of the COVID-19 pandemic has transformed life in various aspects, altering social and economic dynamics worldwide. In Brazil, the e-commerce sector was particularly positively affected, experiencing exponential growth while facing new challenges. This article aims to analyze the multiple facets of the pandemic's impact on Brazilian e-commerce, focusing on aspects such as the increase in online sales, changes in payment methods, and consumer behavior, in the period 2017-2023. The data indicates that, despite the obstacles faced, the pandemic period also brought innovations and opportunities to the sector. The study is based on data analysis, case studies, and previous research to offer a comprehensive view of the challenges and opportunities that shaped Brazilian e-commerce during this critical period. The article's conclusions aim to analyze, study, and compare data for a better understanding of what Brazilian e-commerce was like during the pandemic.
Palavras-chave: pandemia
e-commerce
COVID-19
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8962
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas - Bacharelado (ESAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
15047.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.