Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLARISSA EZIDIO DA SILVA-
dc.date.accessioned2024-07-04T22:06:29Z-
dc.date.available2024-07-04T22:06:29Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8953-
dc.description.abstractThe present work aims to carry out an analysis of gothic identities and their cultural manifestations from the perspective of questions about cultural identities and mediations, having as fundamental support the references established by the gothic subculture, considering the artistic and literary production of the writer Edgar Allan Poe (1809-1849) and the artistic and musical production of the band The Cure. The aim is to carry out a discussion based on the influence of Gothic romanticism, which emerged at the end of the 18th century and was evident both in the work of Edgar Allan and in the aesthetics and audiovisual production of the band The Cure. The purpose of this study is to observe the construction of identities, which are incorporated into multiple cultural manifestations, mainly within the Gothic universe. The research will have as its fundamental support the discussions proposed by Cultural Studies, mainly through studies by authors such as Douglas Kellner (2001), Stuart Hall (2006), Nestor García Canclini (1997), Henrique Kipper (2008), among others. Keywords: Edgar Allan Poe; The Cure; Identities; Media; Gothic subculture.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEdgar Allan Poe-
dc.subjectThe Cure-
dc.subjectIdentidades-
dc.subjectMídia-
dc.subjectSubcultura Gótica.-
dc.titlePenas e Guitarras Sombrias: Interdisciplinaridade e Estudos Culturais entre Edgar Allan Poe e The Cure as influências da literatura e da música para a subcultura góticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fabio da Silva Sousa-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como intuito realizar uma análise das identidades góticas e suas manifestações culturais a partir da perspectiva das questões sobre identidades e mediações culturais tendo como apoio fundamental as referências estabelecidas pela subcultura gótica, considerando a produção artística e literária do escritor Edgar Allan Poe (1809-1849) e a produção artística e musical da banda The Cure. Procura-se realizar uma discussão partindo do pressuposto das influências do romantismo gótico, surgido em fins do século XVIII e evidenciado tanto na obra de Edgar Allan como na estética e produção audiovisual da banda The Cure. O intuito desse estudo é a observação da construção das identidades, sendo estas incorporadas às múltiplas manifestações culturais, principalmente dentro do universo gótico. A pesquisa terá como apoio fundamental as discussões propostas pelos Estudos Culturais, principalmente através dos estudos de autores como Douglas Kellner (2001), Stuart Hall (2006), Nestor García Canclini (1997), Henrique Kipper (2008) dentre outros/as. Palavras-Chave: Edgar Allan Poe; The Cure; Identidades; Mídia; Subcultura Gótica.  pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação -Larissa Ezidio da Silva.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.