Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8928
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | EDUCANDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA A CULTURA DA PAZ: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS |
Autor(es): | CLARA FEITOSA SALLES MARIA PAULA FIGUEIREDO TERENCE |
Primeiro orientador: | MARA CRISTINA RIBEIRO FURLAN |
Resumo: | Objetivou-se relatar a experiência vivenciada pelos acadêmicos do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas (UFMS CPTL) sobre a realização do projeto de Extensão “Educando para a cultura da paz”. O projeto possuiu o intuito de promover valores fundamentais para promover a paz nas relações sociais e inteligência emocional para resolução de conflitos. No total, 25 crianças e adolescentes entre seis e doze anos participaram do projeto. Foram realizados cinco encontros presenciais, com uso de metodologias ativas, desenvolvidas durante aproximadamente uma hora e meia. As seguintes temáticas foram abordadas: apresentação do projeto; identificação de atitudes, palavras e pensamentos que causam problemas e sofrimento emocional no dia a dia; controle emocional frente a conflitos; construção da autoestima; diálogo, empatia, generosidade e respeito à diversidade. Podendo-se concluir notável a mudança positiva no comportamento das crianças e dos adolescentes. |
Abstract: | The aim of this project report is to describe the experience of the students from the Tutorial Education Program (PET) in the Nursing course at the Federal University of Mato Grosso do Sul, Três Lagoas campus (UFMS CPTL), regarding the implementation of the extension project "Educating for a Culture of Peace." The project aimed to promote fundamental values for fostering peace in social relationships and emotional intelligence for conflict resolution. A total of 25 children and adolescents between the ages of six and twelve participated in the project. The project consisted of five in-person meetings, utilizing active methodologies, conducted for approximately one and a half hours each. The following topics were addressed: project presentation; identification of attitudes, words, and thoughts that cause problems and emotional distress in everyday life; emotional control in the face of conflicts; building self-esteem; dialogue, empathy, generosity, and respect for diversity. It can be concluded that there was a noticeable positive change in the behavior of the children and adolescents as a result of the project. |
Palavras-chave: | Criança Direitos Humanos Educação em Saúde Enfermagem Relações Comunidade-Instituição. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8928 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Enfermagem - Bacharelado (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
11874.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.