Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/890
Tipo: Dissertação
Título: Informação imperfeita no mercado de carne de frango: um estudo de caso em Campo Grande, MS
Autor(es): Silva, Lia Moretti e
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil do consumidor da carne de frango e verificar se há informação imperfeita no mercado de Campo Grande, MS. Especificamente pretende-se: a) caracterizar o perfil demográfico do consumidor de carne de frango, levando em consideração questões como idade, sexo, grau de escolaridade; b) verificar a existencia de falta de informação dos consumidores de carne de frango, avaliando qual a percepção destes consumidores a respeito das variáveis saúde e preçoo da carne fresca de frango. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória quantitativo-descritiva junto a uma amostra de 405 pessoas, no periodo de 29 de setembro a 5 de outubro de 2005. Os resultados revelam que a mulher continua sendo a maior responsável pela compra dos alimentos, mesmo aquelas que exercem atividades remuneradas. A faixa etária predominante é acima de 40 anos. Poucas delas chegaram a cursar nível superior, tendo a maioria o ensino fundamental e médio. Com relação à carne de frango, a pesquisa mostra que os consumidores consideram a carne de frango uma carne saudável, mas quando questionadas a respeito do teor de colesterol e residuos quimicos presentes, as opiniões variam, contradizendo a saudabilidade da carne de frango afirmada pelos consumidores. Isso é devido a existencia de informações imperfeitas existente nesse mercado.
This work has as objective analyzes the consumer's of the chicken meat profile and to verify if there is imperfect information in the market of Campo Grande-MS. Specifically it is intended: a) to characterize the consumer's of chicken meat demographic profile, taking in consideration subjects as age, sex, education degree; b) to verify the existence of lack of the consumers' of chicken meat information, evaluating which these consumers' perception regarding the variables health and price of the fresh meat of chicken. For this, a quantitative-descriptive exploratory research was accomplished a sample of 405 people close to, in the period of September 29 on October 5, 2005. The results reveal that the woman continues being the largest responsible for the purchase of the foods, same those that exercise paid activities. The predominant age group is above 40 years. Little of them got to study superior level, tend most the fundamental and medium teaching. Regarding the chicken meat, the research shows that the consumers consider the chicken meat a healthy meat, but when questioned regarding the cholesterol tenor and present chemical residues, the opinions vary, contradicting the health of the chicken meat affirmed by the consumers. That is due to existent existence of imperfect information in that market.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor
Consumo de Alimentos
Avicultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/890
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Agronegócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lia Moretti e Silva.pdf691,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.