Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8894
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: (IN)SATISFAÇÃO DE IMAGEM CORPORAL: UMA ABORDAGEM COM ACADÊMICOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
Autor(es): HUGO TORREZAN DE SOUZA
Primeiro orientador: ALBERTO MESAQUE MARTINS
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a presença de insatisfação corporal entre estudantes do curso de nutrição de uma universidade pública de Campo Grande (MS), bem como compreender suas relações com os seus corpos, ao longo da formação universitária. Na perspectiva de Pesquisa Qualitativa, foram realizadas entrevistas abertas com 10 acadêmicos jovens adultos do curso de Nutrição. As entrevistas basearam-se em um roteiro semiestruturado, voltado para as concepções acerca da imagem corporal, a presença de suas possíveis insatisfações corporais, além da tentativa de compreensão das práticas, inquietudes e desejos físico corporais dos discentes do curso com relação à existência ou não de um corpo modelo à ser seguido dentro de suas profissões. De modo geral, os relatos dos estudantes de nutrição, indicam o reconhecimento da existência de um padrão de imagem corporal, construído e difundido socialmente, que apresenta modelos de corpos, especialmente magros e hipertrofiados, como padrão de estereótipo corporal, que deve ser tomado modelo de corpo por todos, especialmente pelos profissionais da área da Nutrição. Também foi possível observar que, as insatisfações com o corpo, percebidas pelos estudantes de nutrição, se iniciam bem antes mesmo do ingresso na universidade, especialmente na passagem para a adolescência, quando a vergonha e o medo da exposição dos corpos também contribuíram para sintomas de transtornos alimentares e de imagem corporal. Nesse sentido, a família e a escola são apontadas pelos entrevistados como importantes espaços onde circulam discursos e violências para conformação dos seus corpos. Constata-se também a existência de uma pressão interna significativa entre os estudantes do curso de Nutrição para adequação dos seus corpos, movida por estereótipos que exigem, desses profissionais, um corpo que ateste a sua competência e qualidade técnica. Durante diferentes etapas da formação, especialmente nas aulas de Avaliação Nutricional, os estudantes se sentiam inseguros com a exposição dos seus corpos, temendo serem reconhecidos como menos capazes, em função de sua composição corporal. Os resultados apontam para a necessidade da criação e fomentação de atividades acadêmicas interdisciplinares e interprofissionais voltadas à ausculta dos discentes dos cursos das áreas da saúde, a fim de que se consiga mitigar o aparecimento de insatisfações corporais.
Abstract: The present study aims to analyze the presence of body dissatisfaction among nutrition students at a public university in Campo Grande (MS), as well as understand their relationships with their bodies throughout their university education. From a Qualitative Research perspective, open interviews were carried out with 10 young adult academics from the Nutrition course. The interviews were based on a semi-structured script, focused on the conceptions regarding body image, the presence of their possible body dissatisfactions, in addition to the attempt to understand the physical practices, concerns and desires of the course students regarding the existence or not of a model body to be followed within their professions. In general, the reports from nutrition students indicate the recognition of the existence of a body image standard, socially constructed and disseminated, which presents body models, especially thin and hypertrophied, as a standard of body stereotype, which should be taken as a model of body by everyone, especially by professionals in the field of Nutrition. It was also possible to observe that dissatisfaction with the body, perceived by nutrition students, begins well before entering university, especially during adolescence, when shame and fear of exposing their bodies also contributed to symptoms of eating and body image disorders. In this sense, the family and school are pointed out by the interviewees as important spaces where discourses and violence circulate to shape their bodies. It is also noted that there is significant internal pressure among Nutrition course students to adapt their bodies, driven by stereotypes that require, from these professionals, a body that attests to their competence and technical quality. During different stages of training, especially in Nutritional Assessment classes, students felt insecure about exposing their bodies, fearing that they would be recognized as less capable, due to their body composition. The results point to the need to create and promote interdisciplinary and interprofessional academic activities aimed at listening to students on courses in the health areas, in order to mitigate the appearance of body dissatisfaction.
Palavras-chave: Insatisfação corporal
Imagem corporal
Estudantes
Alimentos
Dieta e Nutrição.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8894
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Nutrição - Bacharelado (FACFAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
13811.pdf624,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.