Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8875
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Panorama das pesquisas sobre História, Filosofia e Sociologia da Física moderna no ensino de Física
Autor(es): EDER STABILE
Primeiro orientador: WELLINGTON PEREIRA DE QUEIROS
Resumo: O presente trabalho tem como proposta realizar um levantamento bibliográfico no periódico: Revista Brasileira de Ensino de Física. Através do levantamento, foram analisados todos os artigos publicados com a temática “História, Filosofia e Sociologia da Física moderna e contemporânea” no intervalo de 1980 a 2020, sendo 1980 a data de surgimento do periódico. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental do tipo síntese e encontramos quarenta e duas publicações de artigos científicos que foram divididos em áreas comuns à história, filosofia e sociologia da física. Analisamos os referenciais teóricos, as perspectivas epistemológicas e as temáticas de física moderna e contemporânea de cada um dos artigos. Foram também analisadas as contribuições desses estudos para o ensino de física em que detectamos que a maioria das publicações são de ensaio teórico de estudos de episódios históricos, biografias de cientistas, análises epistemológicas e sociológicas de temáticas da física moderna e contemporânea. Esses dados evidenciam uma demanda de maiores pesquisas em prática de ensino com a temática de História, Filosofia e Sociologia da Física moderna e contemporânea nos diversos níveis de formação.
Abstract: The purpose of this study is to carry out a bibliographic survey in the periodical: Revista Brasileira de Ensino de Física. Through the survey, all articles published with the theme “History, Philosophy and Sociology of modern and contemporary Physics” between 1980 and 2020 were analyzed, with 1980 being the date the journal appeared. To do so, we used synthesis-type documentary research and found forty-two publications of scientific articles that were divided into areas common to the history, philosophy and sociology of physics. We analyzed the theoretical references, epistemological perspectives and modern and contemporary physics themes of each of the articles. The contributions of these studies to physics teaching were also analyzed, in which we detected that the majority of publications are theoretical essays on studies of historical episodes, biographies of scientists, epistemological and sociological analyzes of modern and contemporary physics themes. These data highlight a demand for further research into teaching practice with the themes of History, Philosophy and Sociology of modern and contemporary Physics at different levels of training.
Palavras-chave: física moderna e contemporânea
história
filosofia e sociologia da física
ensino de física
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8875
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Física - Licenciatura (INFI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
10540.pdf563,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.