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Tipo: Dissertação
Título: IMPACTOS DO SAEB NO TRABALHO DOCENTE: ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CORUMBÁ-MS
Autor(es): ISADORA RODRIGUEZ SAMBRANA
Primeiro orientador: Fabiano Antonio dos Santos
Resumo: A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa “Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social”, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal, teve como objetivo analisar de que maneira o Saeb se entrelaça e influencia o trabalho docente na rede de ensino estadual de Corumbá-MS. Para tanto, com referência aos objetivos específicos, buscou-se compreender os impactos do Saeb na prática de professores de Língua Portuguesa e Matemática; investigar a relação entre o trabalho e a precarização docente levando em conta as exigências das avaliações externas e entender em que medida o Saeb interfere na definição das finalidades educativas escolares e na organização do trabalho pedagógico escolar. Para tanto, esta pesquisa se fundamenta na perspectiva do materialismo histórico dialético, com uma abordagem qualitativa e descritiva. No que diz respeito à coleta de dados, o estudo analisou o Plano de Ação disposto pela Secretaria de Estado de Educação/MS, além da realização de entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora (diretor e coordenadora pedagógica), três professores de Língua Portuguesa, dois Matemática dos nonos anos do ensino fundamental, além do professor de Recomposição de Aprendizagem. Diante dos resultados, consideramos o Saeb com um fator impactante no trabalho docente, demonstrando os desafios que os professores enfrentam em relação às demandas do Estado-avaliador. Além disso, verificamos que as demandas impostas pela SED/MS são efetivamente colocadas em prática pela gestão escolar e sendo entendida como fiscalizadora do processo educativo. Destaca-se a disposição dos professores em atender às demandas exigidas da equipe gestora, mesmo diante da sobrecarga de trabalho. Observamos também que o ensino é totalmente direcionado para a preparação do Saeb, resultando em uma precarização, devido à pressão por alcançar resultados satisfatórios, intensificação de trabalho, perda de autonomia, responsabilização e desvalorização dos professores. Outra ação verificada foi a elaboração de apostilas didáticas realizados pelos professores que compõem a Coordenação do Projeto de Recomposição de Aprendizagem, com o objetivo de promover a preparação dos estudantes para o Saeb. Além disso, foi observada a atribuição de notas complementares para os alunos que comparecessem nos dias de aplicação do Saeb, visando alcançar a porcentagem mínima de 80% de participação. Portanto, diante desta realidade brasileira, reflete o processo de conformação de um modelo de avaliação externa e suas tantas consequências que foram verificadas neste estudo como impactos significativos no trabalho docente. Ademais, a pesquisa proporcionou uma compreensão da importância do desenvolvimento de estudos sobre o Saeb e os impactos dessa avaliação externa no trabalho dos professores. Tais estudos podem subsidiar a criação de novas estratégias no âmbito das avaliações externas, visando beneficiar o desenvolvimento e o cumprimento dos objetivos educacionais e a melhoria contínua de políticas públicas.
Abstract: This dissertation, linked to the line of research “Policies, educational practices and social exclusion/inclusion”, developed together with the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul, Pantanal Campus, aimed to analyze why This way Saeb intertwines and influences teaching work in the state education network of Corumbá-MS. To this end, with reference to the specific objectives, we sought to understand the impacts of Saeb on the practice of Portuguese Language and Mathematics teachers; investigate the relationship between work and precarious teaching, taking into account the demands of external evaluations and understand the extent to which Saeb interferes in the definition of school educational purposes and the organization of school pedagogical work. To this end, this research is based on the perspective of dialectical historical materialism, with a qualitative and descriptive approach. With regard to data collection, the study analyzed the Action Plan provided by the State Department of Education/MS, in addition to conducting semi-structured interviews with the management team (director and pedagogical coordinator), three Portuguese language teachers, two Mathematics for the ninth years of elementary school, in addition to the Learning Recomposition teacher. Given the results, we consider Saeb to be an impactful factor in teaching work, demonstrating the challenges that teachers face in relation to the demands of the evaluating State. Furthermore, we verified that the demands imposed by SED/MS are effectively put into practice by school management and are understood as overseeing the educational process. The willingness of teachers to meet the demands required of the management team stands out, even in the face of work overload. We also observed that teaching is entirely directed towards Saeb preparation, resulting in precariousness, due to the pressure to achieve satisfactory results, intensification of work, loss of autonomy, accountability and devaluation of teachers. Another action verified was the preparation of teaching handouts carried out by teachers who make up the Coordination of the Learning Recomposition Project, with the aim of promoting the preparation of students for the Saeb. In addition, additional grades were awarded to students who attended the Saeb application days, aiming to achieve a minimum percentage of 80% participation. Therefore, given this Brazilian reality, it reflects the process of forming an external evaluation model and its many consequences that were verified in this study as significant impacts on teaching work. Furthermore, the research provided an understanding of the importance of developing studies on Saeb and the impacts of this external evaluation on teachers' work. Such studies can support the creation of new strategies within the scope of external evaluations, aiming to benefit the development and fulfillment of educational objectives and the continuous improvement of public policies
Palavras-chave: .
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8871
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

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