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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A INSTITUIÇÃO DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL E AS TAXAS DE ANALFABETISMO (2008-2022)
Autor(es): LETÍCIA ARAUJO PIRES
Primeiro orientador: SILVINO ARECO
Resumo: Existe um consenso no mundo acadêmico acerca da importância da educação para o desenvolvimento social e o exercício da cidadania. Consequentemente, ter informações referentes às características básicas de educação regula o caminho para que o conhecimento seja cada vez mais acessível à sociedade. Essa pesquisa tem como objetivo Geral esboçar como se encontra os níveis de analfabetismo e instrução da população brasileira entre jovens e adultos. Mais especificamente, demostrar e analisar o papel do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que objetiva diminuir a distância que separa o saber, do desconhecido, para os jovens e adultos no país. Outro objetivo específico da análise foi descrever uma breve história da EJA em território brasileiro. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo e quantitativo, realizada em fontes bibliográficas. Concluímos que a EJA, infelizmente, permanece marginal entre as políticas educacionais e com pouco prestígio na sociedade brasileira.
Abstract: Everyone knows the importance of education for social development and the exercise of citizenship. Consequently, having information regarding the basic characteristics of education regulates the path for knowledge to be increasingly accessible to society. Access to quality Education is a fundamental right for expanding citizenship and increasing democracy. Public investments in education are extremely important for limiting poverty, crime and expanding economic growth, well-being and access to fundamental rights throughout society. This article outlines the levels of illiteracy and education of the Brazilian population among young people and adults, as well as showing the role of EJA in reducing this distance that separates knowledge from the unknown for young people and adults in the country as well as describing a brief history of EJA in Brazilian territory. We conclude that EJA, unfortunately, remains marginal among educational policies and has little prestige in Brazilian society.
Palavras-chave: Educação
EJA
conhecimento
cidadania
analfabetismo
direitos.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8818
Data do documento: 2024
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