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Tipo: Dissertação
Título: PRONTIDÃO ORGANIZACIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CARTILHA DE INTRODUÇÃO ALIMENTAR NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MS.
Autor(es): GIOVANA SOARES BUZINARO
Primeiro orientador: Rafael Aiello Bomfim
Resumo: Para implementar mudanças no serviço que permitam uma modificação de sucesso no cenário de prática, instrumentos que buscam avaliar se a organização de saúde está apta para a inovação segundo seus profissionais, utilizam escalas destinadas a medir a prontidão organizacional. Este estudo teve como objetivo avaliar a prontidão organizacional dos profissionais de saúde da Atenção Primária antes e após a implementação de um guia de introdução alimentar para crianças de 0 a 2 anos. Foi realizado um estudo longitudinal de métodos mistos utilizando o questionário Organizational Readiness for Implementing Change (ORIC-Br) e entrevistas estruturadas em oito unidades de saúde em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Três estratégias de implementação – controle, síncrona e assíncrona - foram avaliadas. O estudo qualitativo envolveu uma entrevista semiestruturada com base nos domínios do Consolidated Framework for Implementation Research (CFIR), aplicada antes da intervenção. Os dados qualitativos foram coletados com a aplicação do instrumento ORIC-Br e processados, analisados e submetidos a estatísticas descritivas e inferenciais com o Teste T Anova, considerando o nível de significância de 5%. A média do escore de prontidão organizacional entre enfermeiros (M=4,11, DP=0,77) foi significativamente maior do que a dos dentistas (M=3,47, DP=0,86) e médicos (M=3,48, DP=0,92) na dimensão de comprometimento no momento préimplementação. No entanto, essa prontidão diminuiu pós-implementação (M=3,56, DP=0,95). Os dentistas exibiram a média mais baixa de escore de prontidão organizacional antes da implementação, com disparidades significativas observadas na dimensão de comprometimento (M=3,47, DP=0,86). Não foram identificadas diferenças significativas em ambas as dimensões na fase pós-implementação entre as categorias profissionais. Além disso, não foram observadas discrepâncias significativas de prontidão entre os grupos que utilizaram diferentes estratégias de implementação em relação ao grupo controle. Pesquisas futuras devem adotar uma abordagem mais robusta e adaptável para avaliar estratégias de implementação em configurações de APS. A adoção de abordagens que incorporam o feedback dos interessados e adaptam as estratégias de implementação será fundamental para promover a melhoria e abordar os desafios de forma proativa.
Abstract: To implement changes in the service that allow for successful modification in the practice scenario, instruments aimed at assessing whether the healthcare organization is ready for innovation according to its professionals use scales designed to measure organizational readiness. This study aimed to assess the organizational readiness of Primary Health Care professionals before and after the implementation of a food introduction guide for children aged 0 to 2 years. A longitudinal mixed-methods study was conducted using the Organizational Readiness for Implementing Change (ORICBr) questionnaire and structured interviews in eight healthcare units in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil. Three implementation strategies – control, synchronous, and asynchronous – were evaluated. The qualitative study involved a semi-structured interview based on the domains of the CFIR, applied before the intervention. Qualitative data were collected with the application of the ORIC-Br instrument and processed, analyzed, and subjected to descriptive and inferential statistics using the T Anova Test, considering a significance level of 5%. The mean organizational readiness score among nurses (M=4.11, SD=0.77) was significantly higher than that of dentists (M=3.47, SD=0.86) and physicians (M=3.48, SD=0.92) in the commitment dimension at the pre-implementation phase. However, this readiness decreased postimplementation (M=3.56, SD=0.95). Dentists exhibited the lowest mean organizational readiness score before implementation, with significant disparities observed in the commitment dimension (M=3.47, SD=0.86). No significant differences were identified in both dimensions at the post-implementation phase among professional categories. Furthermore, no significant discrepancies in readiness were observed between groups using different implementation strategies compared to the control group. Future research should adopt a more robust and adaptable approach to evaluate implementation strategies in Primary Health Care settings. The adoption of approaches that incorporate stakeholder feedback and adapt implementation strategies will be essential to promote improvement and address challenges proactively. Descriptors: implementation science; health management; child nutrition; family health strategy.
Palavras-chave: ciência da implementação
gestão em saúde
nutrição da criança
estratégia saúde da família.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8785
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Saúde da Família

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